Mundo

Pandemia avança nos EUA enquanto a Espanha volta a confinar 200.000 pessoas

A situação obrigou a interrupção da flexibilização das restrições, adotada por alguns estados que voltaram a fechar bares e praias

Correio Braziliense
postado em 04/07/2020 15:12
A situação obrigou a interrupção da flexibilização das restrições, adotada por alguns estados que voltaram a fechar bares e praiasWashington, Estados Unidos - A Espanha ordenou neste sábado o reconfinamento de 200.000 pessoas na Catalunha para novos surtos de coronavírus, enquanto no resto da Europa são as restrições são flexibilizadas. A pandemia continua causando estragos nos Estados Unidos, onde as celebrações nacionais foram limitadas. 

Em todo os Estados Unidos, neste 4 de julho, Dia da Independência, as festividades foram ofuscadas: desfiles regulares foram cancelados, celebrações de churrasco foram reduzidas e reuniões de família foram adiadas. O país registrara 57.683 casos nas últimas 24 horas -um número muito alto pelo terceiro dia consecutivo- e somou mais de 2,7 milhões de casos acumulados. No total, cerca de 130.000 pessoas morreram.

O sul e o oeste do país são os mais atingidos pelo vírus e, segundo o jornal Washington Post, pelo menos 14 estados estão passando por sua pior semana desde o início da pandemia. A situação obrigou a interrupção da flexibilização das restrições, adotada por alguns estados que voltaram a fechar bares e praias.

Na Europa, o continente mais afetado pela pandemia com quase 200.000 mortos, alguns países voltaram atrás em suas etapas de reconfinamento. A América Latina já ultrapassou a Europa em número de casos, com 2,8 milhões de infectados. O Brasil, que registra mais de mil mortes diariamente, é o epicentro regional, com mais de 63.000 mortos e 1,5 milhão de casos. 
 
 

Reconfinamento 

 
Na Espanha, que havia encerrado o confinamento há duas semanas, as autoridades de saúde ordenaram neste sábado o confinamento de cerca de 200.000 habitantes em Lérida (nordeste da Espanha), devido aos vários surtos de coronavírus registrados nesta região. "Decidimos confinar a área do Segriá (na cidade de Lérida), com base em dados que confirmam um crescimento bastante significativo do número de casos de covid-19", declarou à imprensa o presidente da região, o separatista Quim Torra.

Torra afirmou que o confinamento começa às 12h00 (07h00 Brasília) e restringe as entradas e saídas da região. A ministra regional da Saúde, Alba Vergés, disse que estão proibidas as reuniões de mais de dez pessoas, e que visitas às casas de repouso de idosos estão suspensas.

Enquando isso, em Barcelona, a Basílica da Sagrada Família, um dos monumentos mais visitados da Espanha, voltou a abrir suas portas neste sábado depois de mais de três meses, recebendo prioritariamente trabalhadores da saúde, em uma forma de homenagem e agradecimento por seu compromisso durante a pandemia.

A Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia com pelo menos 28.385 mortos, já havia reabrido para os cidadãos da UE e do espaço Schengen, além dos britânicos, em 21 de junho. Em todo o mundo, o coronavírus causou pelo menos 526.663 mortes e infectou mais de 11,1 milhões de pessoas desde que surgiu na China no final do ano passado, segundo um balanço da AFP com base em fontes oficiais. 

 

"Vejam os números" 

 
Com 2,8 milhões de casos, a América Latina já superou a Europa em número de infecções. O Brasil, que registra mais de mil mortes diariamente, é o epicentro regional, com mais de 63.000 mortes e 1,5 milhão casos. O México é o segundo país mais afetado da região e já está perto de 30.000 mortes. 

Saiba Mais

O Chile, pela primeira vez em quatro meses, lançou um relatório na sexta-feira de "números otimistas", o que indica uma redução no número de infectados e no número de casos ativos. O país tem 288.089 infectados e 6.051 mortes. Diante dessa situação em que o vírus não desiste, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou seus alertas na sexta-feira e instou os países afetados pela pandemia a "acordarem" e combaterem a doença.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags