Mundo

Marcha improvisada do Orgulho Gay reúne milhares de manifestantes em Paris

A marcha oficial do Orgulho Gay estava prevista para 27 de junho, mas foi adiada para 7 de novembro devido à proibição de concentrações para conter o coronavírus

Correio Braziliense
postado em 04/07/2020 16:16
Bandeira LGBTQParis, França - Entre 2.000 e 3.000 manifestantes participaram de uma marcha improvisada e "política" do Orgulho Gay em Paris neste sábado, uma semana após a data originalmente programada para a celebração oficial, cancelada devido ao coronavírus. Uma multidão jovem e multicultural saiu da Praça Pigalle atrás de um caminhão exibindo uma faixa com o slogan "Nosso orgulho é político". 

Entre bandeiras de arco-íris, cabelos coloridos e roupas de drag queen, outras palavras de ordem: "transfobia mata", "uma presidente lésbica" ou "meu corpo, meu gênero, fecha sua boca". A marcha oficial do Orgulho Gay estava prevista para 27 de junho, mas foi adiada para 7 de novembro devido à proibição de concentrações para conter o coronavírus. 

Para Emma Vallée-Guillard, que respondeu à chamada de improviso de várias associações LGBT, "é importante celebrar o orgulho da mesma forma". "O orgulho, em sua origem, foi originalmente uma revolta", lembra a jovem de 22 anos, referindo-se aos distúrbios de Stonewall em Nova York em 1969, desencadeados por uma batida policial em um bar frequentado por gays e que deu origem a primeira marcha. 

Saiba Mais

Sem carros alegóricos ou música, o encontro deste sábado foi mais político do que festivo. "O perigo de retrocesso de nossos direitos fundamentais está muito presente e a epidemia serviu para revelar múltiplos fatores de exclusão, discriminação e violência", afirmou Giovanna Rincon, diretora da associação Acceptess-T, que defende pessoas trans. 

O ano de 2020 marca o 50º aniversário do Orgulho Gay, mas várias centenas de marchas pelo mundo foram canceladas ou adiadas devido ao coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags