Correio Braziliense
postado em 06/07/2020 04:22
Por separação
Como a região semiárida do Nordeste tem uma série de frentes secas, que geram impactos negativos sociais e econômicos na população, uma das alternativas usadas para sanar esse problema é a abertura de poços. Mas a maioria deles é um reservatório de superfície, que acumula água com grandes quantidade de sais, dificultando o consumo por humanos e animais.
Para filtrar essa água, os cientistas da Embrapa Semiárido usam uma técnica de dessalinização que consiste na separação dos sais. Na técnica, a salobra passa, primeiro, por uma série de filtros feitos de areia, barro e argila, para a retirada das partículas maiores. Em seguida, segue para as membranas, que têm produtos químicos que ajudam na filtragem final. Na última etapa, usa-se cloro, que ajuda a tornar a água mais segura para o consumo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.