Mundo

China prende professor que criticou presidente Xi por COVID-19

Xu Zhangrun, um dos escassos críticos públicos do governo chinês, foi levado de sua casa, na periferia de Pequim

Correio Braziliense
postado em 06/07/2020 10:16

Presidente chinês Xi  JinpingAs autoridades chinesas prenderam, nesta segunda-feira (6/7), um professor de Direito que publicou ensaios, criticando o presidente Xi Jinping sobre sua gestão da pandemia do coronavírus e seus esforços para consolidar seu poder — informam fontes ligadas ao docente.

 

Xu Zhangrun, um dos escassos críticos públicos do governo chinês, foi levado de sua casa, na periferia de Pequim, por mais de 20 pessoas, relatou um de seus amigos, que pediu para não ser identificado.

 

Em fevereiro, Xu publicou um ensaio criticando a cultura de engano e censura de Xi, após o surgimento do coronavírus na China.

 

O professor de Direito da Universidade de Tsinghua, uma das mais importantes instituições acadêmicas do país, já tinha criticado em 2018 a abolição do limite nos mandatos presidenciais. O texto circulou na Internet.

 

O amigo disse que uma pessoa, que dizia ser um policial, telefonou para a esposa de Xu - que vivia em outra residência da universidade - para lhe informar que ele havia sido detido por, supostamente, solicitar o serviço de prostituição na cidade de Chengdu, ao sudoeste do país.

 

Xu visitou Chengdu no inverno passado com vários colegas. O amigo de Xu garante que as acusações contra o professor são "ridículas". 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags