Mundo

Líder da UE assume polêmica intervenção em campanha eleitoral na Croáciaa

Liderados pelo primeiro-ministro Andrej Plenkovic, os conservadores croatas reivindicaram uma "grande vitória" nas eleições de domingo

Correio Braziliense
postado em 06/07/2020 12:39

presidente da Comissão Europeia, Ursula von der LeyenA presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reconheceu, nesta segunda-feira (6/7), por meio de porta-voz, ter intervindo em apoio aos conservadores nas eleições na Croácia, admitindo "erros" em relação ao código de conduta de Bruxelas.

 

"Qualquer gravação de caráter político deve cumprir os artigos do Código de Conduta dos comissários", disse em entrevista coletiva o porta-voz comunitário, Éric Mamer, destacando que trabalham para evitar esses "erros" no futuro.

 

Em plena campanha das eleições legislativas na Croácia, o Partido Popular Europeu (PPE), a grande família conservadora na Europa, publicou um vídeo na última sexta-feira. Nele, vários líderes, incluindo Von der Leyen, davam seu apoio aos sócios croatas.

 

Segundo este código, se um membro da Comissão decidir participar de uma campanha eleitoral, deve comunicar sua decisão à presidente, abster-se de suas obrigações com o bloco durante a campanha e não usar recursos humanos, ou técnicos, do Executivo.

 

O curto vídeo de Von der Leyen "não deveria ter tido como fundo" a sede do Executivo comunitário, afirmou Mamer, apontando que outra das falhas - sua identificação no vídeo como titular da Comissão - aconteceu por conta da Croácia.

 

"Como todo mundo sabe, a presidente é membro do PPE e, como tal, pode expressar suas opiniões políticas", acrescentou o porta-voz, acrescentando que Von der Leyen valoriza que os comissários tenham "uma vida política ativa".

 

Liderados pelo primeiro-ministro Andrej Plenkovic, os conservadores croatas reivindicaram uma "grande vitória" nas eleições de domingo e ficaram em uma confortável posição para formar um novo governo de coalizão. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags