Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 10:10

Grupos criminosos organizados, que exploram o medo e a incerteza em torno do vírus, especializaram-se no tráfico desses equipamentos, aproveitando o aumento da demanda e a escassez de suprimentos, alerta o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em um relatório.
O UNODC indica que os criminosos provavelmente vão-se lançar no tráfico de vacinas contra a covid-19, quando ela for desenvolvida.
Uma operação internacional coordenada pela Interpol entre 90 países para combater a venda ilegal de medicamentos e de produtos médicos on-line levou a 121 detenções em todo mundo e à apreensão de máscaras defeituosas em março, no valor de mais de 14 milhões dólares.
Comparada a uma operação semelhante em 2018, a Interpol observou um aumento de aproximadamente 18% nas apreensões de medicamentos antivirais não autorizados e um aumento de mais de 100% nas apreensões de cloroquina não autorizada, um tratamento antimalárico usado em alguns países para tratar pacientes com coronavírus.
Saiba Mais
O relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime é uma "avaliação preliminar". Baseia-se em informações coletadas pelo escritório de respostas enviadas pelos países-membros, por suas próprias agências e pela análise de fontes abertas, mídia e relatórios institucionais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.