Mundo

Líbia retoma produção de petróleo após seis meses de paralisação

Um primeiro navio deve receber a carga de petróleo no porto de Sedra, leste do país

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 08:49
Navio de petróleoTrípoli, Líbia - A empresa nacional líbia de petróleo (NOC) anunciou nesta sexta-feira que o país retomará a produção e as exportações de petróleo, depois de seis meses de paralisação devido ao conflito no país.

Um primeiro navio deve receber a carga de petróleo no porto de Sedra, leste do país, de acordo com a NOC, que também informou que a produção vai demorar a atingir os níveis anteriores à paralisação.

A Líbia, que tem as maiores reservas de petróleo da África, é cenário de um conflito entre poderes rivais, com o Governo de União Nacional (GNA) reconhecido pela ONU e com sede em Trípoli, de um lado, e o marechal Khalifa Haftar, que controla o leste e parte do sul do país, do outro.

Saiba Mais

Grupos leais ao marechal Haftar, que executaram uma ofensiva contra a capital líbia, bloqueavam desde 17 de janeiro a produção e as exportações de petróleo nos campos e terminais mais importantes do país para exigir, segundo eles, uma divisão justa do faturamento com o petróleo, administrado por Trípoli.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags