Mundo

China recusa convite dos EUA para tratar desarmamento nuclear com a Rússia

Americanos e russos se reuniram no final de junho, em Viena, para tentar prorrogar o tratado bilateral New START, adotado em 2010 e que expira em 5 de fevereiro de 2021

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 11:06
[FOTO1]Pequim, China - A China rejeitou, nesta sexta-feira (10), um novo convite de Washington para se somar às negociações entre Estados Unidos e Rússia sobre desarmamento nuclear, acusando os EUA de "distorcerem" sua posição sobre o assunto.

Americanos e russos se reuniram no final de junho, em Viena, para tentar prorrogar o tratado bilateral New START, adotado em 2010 e que expira em 5 de fevereiro de 2021.

Os Estados Unidos tentam incluir a China nas negociações, alegando que sua capacidade nuclear está em plena expansão. Pequim se recusa e ressalta que seu arsenal não tem qualquer relação com as capacidades nucleares desses antigos rivais da Guerra Fria.

Na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da China disse estar aberto a negociações, desde que Washington reduza drasticamente seu número de ogivas nucleares, 18 vezes superior ao de Pequim.

"Eu lhes garanto que, se os Estados Unidos estiverem dispostos a reduzir seu arsenal ao nível chinês, nós estaremos prontos para participar das negociações imediatamente", disse então o diretor-geral do Serviço de Controle de Armamento do governo chinês, Fu Cong.

No dia seguinte, o Departamento de Estado americano emitiu um comunicado, elogiando essa declaração e convidando Pequim à mesa de negociações mais uma vez.

"Os Estados Unidos saúdam o compromisso da China de participar das negociações de controle de armas", afirmou a pasta, sem mencionar a condição imposta por Pequim. 

Saiba Mais

A resposta chinesa foi imediata. "Os Estados Unidos continuam incomodando e até distorcendo a posição da China", criticou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian. 

"A posição da China, que se opõe a essas supostas negociações trilaterais, é totalmente clara. A parte americana a conhece perfeitamente", acrescentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags