Mundo

Ativista LGBT é condenada por "propaganda homossexual" na Rússia

Ela foi condenada pela Justiça por postar em mídias sociais desenhos que violam a lei contra "propaganda de relações sexuais não tradicionais com menores"

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 12:25
Bandeira LGBTMoscou, Rússia - A Justiça russa condenou uma ativista, nesta sexta-feira (10), a pagar uma multa por publicar desenhos de apoio à causa LGBT e que violam uma polêmica lei que criminaliza a "propaganda homossexual".

Julia Tsvetkova, de 27 anos, disse à AFP que foi multada em 75.000 rublos (cerca de US$ 1.100) por um tribunal em Komsomolsk, em Amur, no Extremo-Oriente, e que vai apelar da decisão.

Ela foi condenada pela Justiça por postar em mídias sociais desenhos que violam a lei contra "propaganda de relações sexuais não tradicionais com menores", adotada em 2013 e frequentemente usada para perseguir ativistas LGBT.

Segundo documentos encaminhados à AFP, uma das publicações é uma ilustração que mostra duas bonecas russas apaixonadas, de mãos dadas, sob um arco-íris.

Saiba Mais

Em outra publicação, vê-se a famosa Catedral de São Basílio em Moscou com a palavra LGBT. Outro desenho mostra duas famílias homossexuais sorridentes com seus filhos, com a mensagem: "Família é onde o amor está".

Desde novembro de 2019, Tsvetkova também é processada por "difusão de pornografia" por desenhos e esculturas que representam vaginas. Até março de 2020, estava em prisão domiciliar em relação a este caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags