Mundo

Milhões de pessoas afetadas por inundações no sul da Ásia

Em Asam, no nordeste da Índia, mais de 2,1 milhões de pessoas sofrem desde meados de maio com tempestades e pelo menos 50 pessoas morreram

Correio Braziliense
postado em 14/07/2020 13:29
Pessoas andam de barco pelas águas inundadas em Sunamgong, na ÁsiaBiswambharpur, Bangladesh - Cerca de quatro milhões de pessoas foram afetadas por inundações de monções no sul da Ásia, segundo fontes oficiais, e um terço de Bangladesh está embaixo da água após as chuvas mais fortes da década.

A monção - que geralmente ocorre entre junho e setembro - é crucial para a economia do subcontinente, mas também causa destruição e morte na região. "Essas serão as piores inundações em uma década", disse à AFP o chefe do centro meteorológico de Bangladesh, Arifuzzaman Bhuiyan. 

Segundo Bhuiyan, um terço do país - com centenas de rios e deltas e muito propenso a inundações - está debaixo d'água.

Em Asam, no nordeste da Índia, mais de 2,1 milhões de pessoas sofrem desde meados de maio com tempestades e pelo menos 50 pessoas morreram, segundo fontes oficiais.

Saiba Mais

Os moradores e os serviços de socorro enfrentam uma dupla ameaça: as inundações e o coronavírus, que em Asam contaminou mais de 17.000 pessoas. No Nepal, pelo menos 50 pessoas morreram em deslizamentos de terra e inundações.

Na Indonésia, as autoridades anunciaram nesta terça-feira que pelo menos 15 pessoas morreram e outras dezenas desapareceram após as súbitas enchentes que inundaram centenas de casas na ilha de Celebes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags