Mundo

Lançamento da primeira sonda árabe com destino à Marte tem novo adiamento

O lançamento estava previsto para terça-feira, mas foi adiado para quinta-feira

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 12:27
Sonda  Dubai, Emirados Árabes Unidos - O governo dos Emirados Árabes Unidos anunciou nesta quarta-feira (15) um novo adiamento do lançamento da sonda  "Al Amal" ("Esperança"), a primeira missão árabe com destino à Marte, em consequência das condições meteorológicas no Japão.

O lançamento estava previsto para terça-feira, mas foi adiado para quinta-feira às 20H43 GMT (17H43 de Brasília, 2H43 de sexta-feira no Japão) e agora sofre um novo atraso.

"Depois de longas reuniões, a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos e o Centro Espacial Mohamed Bin Rashed anunciam, em acordo com a Mitsubishi Heavy Industries, um novo adiamento do lançamento da sonda 'Esperança'", afirmou o governo dos Emirados no Twitter.

A sonda tem lançamento previsto na base japonesa de Tanegashima, onde as condições meteorológicas são "instáveis".

Saiba Mais

"Dentro de 24 horas será anunciada uma nova data de lançamento em julho", indicou o governo. O programa dos EAU é um dos três projetos em curso com destino à Marte, ao lado do Tianwen-1 da China e do Mars 2020 dos Estados Unidos.

Os programas aproveitam um período em que a Terra e Marte estão mais próximos, a 55 milhões de quilômetros de distância um do outro, contra 76 milhões de quilômetros na média habitual.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags