Mundo

Inglaterra: um dia após ser colocada, estátua de manifestante foi retirada

De acordo com as autoridades, a obra será levada para um museu para que o autor possa recuperá-la ou doar a estátua para a coleção municipal

Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 09:02
De acordo com as autoridades, a obra será levada para um museu para que o autor possa recuperá-la ou doar a estátua para a coleção municipalLondres, Reino Unido - estátua que representa uma jovem negra que participou nas manifestações do movimento "Black Lives Matter" foi retirada nesta quinta-feira, um dia depois de ser colocada sem permissão, da cidade de Bristol, sudoeste da Inglaterra, anunciaram as autoridades municipais.

A escultura do artista britânico Marc Quinn, que recebeu o título "A Surge of Power" (Uma Onda de Poder), havia sido instalada sobre o pedestal em que ficava a estátua de Edward Colston - um comerciante de escravos do século XVII - sem a autorização da prefeitura de Bristol.

De acordo com as autoridades, a obra será levada para um museu para que o autor possa recuperá-la ou doar a estátua para a coleção municipal. A peça de aço representa a manifestante Jen Reid, uma mulher que foi fotografada com o punho levantado durante as manifestações antirracismo.

O prefeito de Bristol, Marvin Rees, escreveu no Twitter que entende a necessidade de expressão das pessoas, mas que a estátua deveria ser retirada.

Saiba Mais

A imagem de Colston foi derrubada no início de junho, durante as manifestações do movimento "Black Lives Matter", organizadas após a morte no fim de maio de George Floyd, um afro-americano que faleceu durante uma ação policial nos Estados Unidos após ser imobilizado no chão durante uma detenção.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags