Um incêndio, que pode ter sido criminoso, atingiu a Catedral de São Pedro e São Paulo, em Nates, no oeste da França. A construção em estilo gótico, erguida no século 16, teve principalmente o grande órgão danificado, com risco de desmoronamento.
As primeiras chamas surgiram na fachada da catedral no início da manhã, e o fogo foi controlado rapidamente por bombeiros. A equipe identificou três focos de incêndio dentro do prédio, bastante distantes uns dos outros.
Segundo o general Laurent Ferlay, o grande órgão foi o mais destruído. “A plataforma na qual ele se encontra é muito instável e ameaça desmoronar”. Também foram atingidos uma pintura do século 19 de Hippolyte Flandrin e vitrais na fachada, alguns deles vestígios de vitrais do século 16. Emocionado, o administrador diocesano, padre François Renaud, responsável pela catedral, classificou a perda como “inestimável”.
O incidente reacendeu memórias dolorosas da tragédia ocorrida na catedral de Notre-Dame de Paris, em 15 de abril de 2019. Um incêndio com duração de 14 horas engoliu tesouros artísticos e religiosos presentes na construção. Ontem, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, visitou Nates. Segundo ele, a intenção é de que a reconstrução da catedral “aconteça o mais rápido possível”, com a participação do Estado.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.