Mundo

Israel prende governador palestino de Jerusalém por suspeita de terrorismo

Adnane Gheith, chefe da Autoridade Palestina, foi detido no domingo em sua residência em Jerusalém Oriental

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 13:39
Uma foto tirada em 3 de junho de 2020 mostra uma vista do bairro palestino de Wadi al-Joz (abaixo) em Jerusalém leste ocupada, com um pano de fundo da Mesquita Dome of the Rock na cidade antiga de Jerusalém.O governador palestino de Jerusalém, Adnane Gheith, foi detido pela polícia israelense e é, pela primeira vez, alvo de uma investigação de "terrorismo" - anunciou seu advogado nesta segunda-feira (20/7).

Chefe da Autoridade Palestina, Gheith é frequentemente detido e solto dias depois.

Sediada na Cisjordânia, território ocupado pelo Estado Hebraico, a Autoridade Palestina não tem qualquer poder para atuar em Jerusalém, segundo a lei israelense.

Gheith foi detido no domingo em sua residência em Jerusalém Oriental, relatou seu advogado Mohamed Mamdouh à AFP.

Ele foi detido "por violação da lei de soberania (israelense) e por planejar um ato terrorista", afirmou. 

É a primeira vez que ele é detido por suspeita de "terrorismo" e atividades ilegais, disse seu advogado, sem dar mais detalhes.

Procurado pela AFP, o serviço de segurança interna (Shin Beth) não comentou essas informações. 

Já a polícia israelense confirmou a prisão e disse que o governador estava sendo "interrogado pelas forças de segurança", segundo o porta-voz Micky Rosenfeld.

Israel ocupa Jerusalém Oriental, um setor palestino da cidade, desde 1967. A anexação do território, por parte do Estado Hebraico, nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags