Mundo

Trump admite envio de agentes federais a cidades

 
Em declaração no Salão Oval da Casa Branca, o presidente Donald Trump admitiu que poderá ordenar o envio de agentes federais a Chicago, Nova York, Filadélfia e outras grandes cidades, com o objetivo de reprimir os protestos antirracismo deflagrados pelo assasssinato do afro-americano George Floyd, em 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota). Ao ser questionado sobre relatos de que Washington teria mobilizado um contingente de 175 soldados para auxiliarem a polícia dessas metrópoles, Trump respondeu: “Bem, depende de qual é a sua definição de ‘tropa’. Quero dizer, estamos enviando agentes”.

De acordo com o site The Hill, o republicano citou o aumento da violência em Chicago e em Nova York — em relação a esta última, Trump culpou autoridades municipais e estaduais por impedirem uma resposta mais incisiva da polícia. “Eu vou fazer alguma coisa. Isso, eu posso dizer a vocês. Não deixaremos que Nova York, Chicago, Filadélfia, Detroit e Baltimore virem uma bagunça. Não deixaremos que isso ocorra em nosso país. Toda elas (cidades) dirigidas por democratas liberais”, criticou.

Supostos abusos cometidos por tropas federais em Portland, no estado de Oregon, causaram uma crise institucional. No domingo, o prefeito, Ted Wheeler, exigiu a retirada dos soldados, após acusá-los de adotarem táticas abusivas e inconstitucionais contra manifestantes. Ellen Rosenblum, procuradora-geral de Oregon, abriu um processo contra o governo Trump no qual denunciou violações de direitos civis e exigiu o respeito a protocolos mínimos de segurança.

O jornal The Oregonian publicou, ontem, que agentes federais monitoraram manifestantes do alto do prédio do tribunal de Justiça de Portland. Também analisaram vídeos noturnos e infiltraram agentes à paisana entre a multidão para deter pessoas acusadas de usarem feixes de laser contra os policiais e de vandalizarem as placas de compensado que protegem as portas do prédio onde funciona a Corte local.

No domingo, Trump escreveu, em seu perfil no Twitter, que a liderança da cidade “perdeu, há meses, o controle dos anarquistas e agitadores” e que os agentes federais “devem proteger a propriedade federal e  o povo”. “Os democratas radicais de esquerda, que totalmente controlam (Joe) Biden (adversário nas eleições de 3 de novembro), destruirão nosso país como o conhecemos. Coisas inimaginavelmente ruins aconteceriam aos EUA. Olhem para Portland, (…) com 50 dias de anarquia. Nós enviamos ajuda. Olhem para Nova York, Chicago, Filadélfia. Não!”, publicou. A governadora de Oregon, Kate Brown, também tem feito reiterados pedidos para que os agentes federais deixem Portland. Ela exortou a Trump a “parar de brincar de política com as vidas dos povos”.