Mundo

Calendário ambicioso

Correio Braziliense
postado em 21/07/2020 04:06

A companhia alemã BioNTech e a multinacional Pfizer divulgaram, ontem, na plataforma de pré-impressão on-line meRxiv, os resultados do estudo de fase 2 da vacina de mRNA contra o Sars-CoV-2. A substância, que induz o organismo a produzir anticorpos contra a proteína spike, foi testada com 60 adultos saudáveis de 18 a 55 anos e, nesse universo, provou ser segura e eficaz. Um estudo maior, com 30 mil voluntários, está programado para o fim do mês.

De acordo com o artigo, a vacina provocou altos níveis de IgG, anticorpo específico do Sars-CoV-2 — 3,2 vezes mais do que os verificados em pacientes que se recuperaram da covid-19. Esses efeitos foram obtidos em 16 cepas diferentes do coronavírus, que circulam pelo mundo.

Pela primeira vez, o teste, realizado na Alemanha, também demonstrou que a vacina elevou a contagem dois tipos de células T, a CD4+ e a CD8 . Esses “soldados” do sistema imunológico reconhecem células infectadas pelo patógeno e as elimina. As reações adversas foram leves a moderadas e consistiram em sintomas semelhantes ao da gripe.

Dados semelhantes foram obtidos, anteriormente, nos Estados Unidos, onde a Pfizer também testa a vacina desenvolvida com a BioNTech. “É encorajador que os dados da coorte de estudo alemã estejam muito alinhados com o que vimos na dos EUA. Os dados preliminares indicam que nossa vacina baseada em mRNA foi capaz de estimular respostas de anticorpos e células T com dosagens (da vacina) notavelmente baixas”, disse, em nota, Özlem Türeci, cofundador da BioNTech.

De acordo com um comunicado conjunto das companhias, se os próximos estudos confirmarem as descobertas divulgadas ontem, a intenção é produzir 100 milhões de doses até o fim do ano, e 1,3 bilhão até dezembro de 2021. “A BioNTech e a Pfizer trabalham em conjunto para distribuir vacina em potencial contra a covid-19 em todo o mundo”, diz a nota. A exceção é a China, onde a BioNTech pesquisa a substância em colaboração com a Fosun Pharma, um laboratório local. (PO)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags