Mundo

Começa o julgamento do ex-presidente do Sudão Omar al-Bashir

Omar al-Bashir e vários acusados podem ser condenados à pena de morte pela queda do governo há 31 anos

Agência France-Presse
postado em 21/07/2020 08:38
Apoiadores do Partido do Congresso Popular Islâmico (PCP) protestam do lado de fora do tribunal de Cartum durante o julgamento do presidente deposto do Sudão Omar al-Bashir, juntamente com 27 co-acusados na capital sudanesa, em 21 de julho de 2020.O julgamento do ex-presidente Omar al-Bashir e de outras 27 pessoas acusadas de terem participado do golpe de Estado de 1989 que lhes permitiu chegar ao poder teve início nesta terça-feira (21/7), em Cartum.

"Este tribunal ouvirá cada um deles, e daremos a cada um dos 28 acusados a possibilidade de se defenderem", disse o presidente do tribunal.

Omar al-Bashir e vários acusados podem ser condenados à pena de morte pela queda do governo democraticamente eleito do primeiro-ministro Sadek Al Mahdi há 31 anos.

Três juízes vão dirigir este julgamento sem precedentes no mundo árabe, dado que na história recente o autor de um golpe de Estado bem-sucedido nunca foi processado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação