Mundo

Temperatura bélica aumenta entre Israel e Síria, com risco de um conflito

Israel considera as ações como ameaças, e há o temor da presença de invasores em cidades israelenses próximas da região e de ataques terroristas

Correio Braziliense
postado em 22/07/2020 14:24
Sarit ZehaviA embaixada de Israel transmitiu uma apresentação da tenente-coronel Sarit Zehavi, fundadora do centro de inteligência Alma research and education center, alertando para o risco de conflitos bélicos na fronteira com a Síria, envolvendo o exército israelense, integrantes do grupo Hezbollah, e militares daquele país. O briefing com jornalistas de todo o mundo ocorreu na manhã desta quarta-feira (22/7).

A temperatura na região, próxima à cidade síria de Marun A-Rus tem aumentado à medida que, de acordo com Sarit Zehavi, o Hezbollah e o exército sírio tem cooperado. O Hezbollah utiliza as torres militares do exército sírio, drones para percorrer a região de fronteira, e tem escavado túneis, e a região ostenta bandeiras do grupo paramilitar palestino, da própria Síria e, também, do Irã.

Israel considera as ações como ameaças, e há o temor da presença de invasores em cidades israelenses próximas da região e de ataques terroristas. Sarit Zehavi afirma que invasores já cruzaram a fronteira diversas vezes. Nesta terça (21), o Exército Israelense fez uma incursão em território Sírio e dois operadores do Hezbollah acabaram mortos. “Não temos nenhum interesse em entrar em uma guerra fronteiriça”, garantiu a tenente coronel. “Mas vemos crescente interesse em acesso do Irã, Hezbollah e Síria, para planejar ataques terroristas”, disse.

A inteligência israelense já desenha e se prepara para possíveis escaladas em um conflito, e alerta que pretende se defender. Acredita-se que se o Irã tiver interesse em atacar Israel, o Hezbollah vai obedecer. Na apresentação, Sarit Zehavi mostrou armas ilegais encontradas em residências em território sírio, e destacou que já ocorreram outros conflitos fronteiriços na região, incluindo ataques a comboios militares israelenses onde os agressores atearam fogo em um dos veículos. 

Há risco de conflito, também, na fronteira com o Líbano, onde o exército também colabora diretamente com o grupo palestino. Na Síria militares e Hezbollah atuam em bases militares, enquanto no Líbano, estão em áreas civis.

Saiba Mais

A tenente coronel destacou que, pela primeira vez, existem planos “agressivos” para invadirem Israel e ocupar territórios. Com frequência, militares de Israel encontram túneis na região. Os últimos detectados, seis ao todo, tinham cerca de 1km e o metros de profundidade, com eletricidade, ar condicionado e escadas. Estima-se que existam outros que dão acesso ao território israelense.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags