Mundo

Vídeo: Rio escuro e fumegante escorre pelo Arizona, nos Estados Unidos

As cenas chamaram a atenção na internet e foram postadas pelo condado de Pima para alertar sobre o risco de enxurradas

Um vídeo que mostra um rio de lodo escuro avançando sobre uma área florestal tem chamado a atenção na internet nos últimos dias. A princípio, a cena parece extraída de um filme de ficção apocalíptico, mas se trata na verdade de um alerta sobre como enchentes podem surgir rapidamente, inclusive após incêndios em áreas de vegetação.


A cena foi filmada e postada nas redes sociais pelo governo do condado de Pima, no estado americano do Arizona. Em um texto publicado no Facebook, a administração do condado explica: "Enchentes podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento. Mas você sabia que incêndios florestais aumentam o risco de enxurradas? É verdade".


Vídeo foi feito no dia 15

Saiba Mais

O texto então explica que o rio escuro, repleto de pedaços de vegetação e ainda fumegante, é resultado de um incêndio ocorrido no último dia 15, em uma localidade chamada Bighorn.

"O fogo deixa o solo carbonizado e estéril, incapaz de absorver água. Mesmo uma chuva fraca pode ocasionar enxurradas e deslocamento de lama, muitas vezes sem chance de alerta", informa o governo de Pima.