Mundo

Ataque aéreo contra talibãs mata oito civis no Afeganistão

O ataque foi feito a um grupo que comemorava a soltura de um talibã da prisão

Correio Braziliense
postado em 23/07/2020 10:56
Os vendedores vigiam suas ovelhas em um mercado de gado nos arredores de Cabul em 15 de julho de 2020.Oito civis morreram em um ataque aéreo afegão contra um grupo de pessoas reunidas para celebrar a recente soltura de um talibã da prisão - informaram autoridades locais nesta quinta-feira (23/7). 

O ataque, ocorrido ontem na província de Herat, no oeste do país, foi condenado por um diplomata sênior dos Estados Unidos. Ele destacou o aumento da violência na guerra do Afeganistão, enquanto, ao mesmo tempo, os talibãs e o governo afegão se preparam para conversas de paz.

De acordo com Ali Ahmad Faqir Yar, governador de distrito da área onde aconteceu o ataque, um grupo de pessoas se reuniu para dar as boas-vindas ao comandante talibã.

Em sua página on-line, os talibãs disseram que o insurgente havia sido libertado da prisão de Bagram, perto de Cabul, na terça-feira. 

Ainda não foi esclarecido se o comandante sobreviveu ao ataque, nem quantos insurgentes foram mortos, ou feridos.

O Ministério da Defesa disse que investiga o episódio.

O comandante foi solto, no âmbito de uma polêmica troca de prisioneiros, um passo crucial para as possíveis negociações de paz.

A troca, delineada em um acordo entre os talibãs e os Estados Unidos em fevereiro passada, prevê que Cabul liberte cerca de 5.000 insurgentes, enquanto os talibãs soltaram em torno de mil prisioneiros das forças de segurança afegãs.

Nos últimos meses, os níveis de violência dispararam no país, com os talibãs lançando ataques quase diários às forças de segurança afegãs.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags