Mundo

Após chamar jogador da NBA de 'macaco', funcionário grego é demitido

Konstantinos Kalemis era coordenador responsável pela educação para refugiados do governo

Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 16:25
Jogador de basquete da NBA, Giannis AntetokounmpoA ministra da Educação da Grécia, Niki Kerameus, anunciou nesta sexta-feira (24/7) a demissão de um coordenador responsável pela educação para refugiados que fez comentários racistas csobre o jogador de basquete grego de origem nigeriana Giannis Antetokounmpo, que joga no Milwaukee Bucks, time da NBA (liga americana de basquete).

"Condenamos inequivocamente as mensagens de conteúdo racista e muito ofensivo desse educador. Comportamentos como esse não têm lugar em nosso sistema educacional", escreveu a ministra da Educação no Twitter.  

Entenda o caso

Konstantinos Kalemis, coordenador de Educação para Refugiados no campo de Malakassa (norte de Atenas), descreveu o atleta como "macaco" no Twitter, antes de excluir a mensagem. 

Saiba Mais

O funcionário fez essa postagem ao reagir a um documentário em que Antetokounmpo, nascido na Grécia filho de pais nigerianos, denunciava o racismo da sociedade grega. 

Nesse documentário publicado no site americano "Bleacher Report", o MVP (melhor jogador) da NBA na temporada 2018-2019  declarou que "a Grécia é um país de brancos em que a vida de um homem da minha cor de pele pode ser difícil" e que poderia haver "muito racismo" em "vários bairros".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags