Mundo

Líder de poderoso cartel é preso no México

O homem, identificado como Emmanuel, ou José Guadalupe "N", liderava uma célula do Cartel Santa Rosa de Lima

Correio Braziliense
postado em 24/07/2020 18:54
Agentes da polícia estadual de Sinaloa, no MéxicoUm líder de uma poderosa organização criminosa dedicado ao narcotráfico e ao roubo de combustível foi preso no estado mexicano de Guanajuato (centro), informou nesta sexta-feira (24) a Procuradoria do país.

O homem, identificado como Emmanuel ou José Guadalupe "N", também apelidado de 'El Mamey', foi capturado na quarta-feira na cidade de Celaya e, de acordo com o relatório, liderava uma célula do Cartel Santa Rosa de Lima.

Outra integrante do grupo, que portava armas de fogo, foi presa na operação realizada por membros do Grupo Especial de Reação e Intervenção (GERI) e da Secretaria de Defesa.

De acordo com o comunicado da Procuradoria, o preso atuava como um dos líderes do cartel comandado por José Antonio Yépez Ortiz ('El Marro'). 

Estado de Guanajuato 

Guanajuato é um dos centros industriais mais importantes do México, com fábricas de grandes fabricantes multinacionais de automóveis, aviões e outros produtos de grande porte.

Saiba Mais

Estas atividades, assim como a presença de importante infraestrutura energética, atraem organizações como o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG) e o cartel Santa Rosa de Lima, que, além do narcotráfico e do roubo de combustível, se dedicam à extorsão e ao sequestro.

Ambos os grupos têm presença em outras regiões do país, que em 2019 registrou um número recorde de 34.582 homicídios dolosos, o mais alto desde 1997, quando a contagem foi iniciada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags