Mundo

Tubo de ensaio

Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
postado em 25/07/2020 04:14
Fatos científicos da semana

Segunda-feira, 20
Missão árabe rumo a Marte

Depois de dois adiamentos, a sonda espacial dos Emirados Árabes Unidos Al Amal (Esperança), com destino a Marte, foi lançada, do centro espacial de Tanegashima, no sudoeste do Japão. Cinco minutos depois da decolagem, o foguete que transporta a sonda desacoplou seus primeiros propulsores, segundo informações divulgadas pela Mitsubishi Heavy Industries, empresa japonesa encarregada do lançamento, que foi transmitido ao vivo pela Internet. “Al Amal envia uma mensagem de orgulho, esperança e paz no mundo árabe. Voltamos a nos conectar com a idade de ouro das descobertas árabes e islâmicas”, destacou o governo dos Emirados no Twitter. O aparato espacial, não tripulado, deverá começar a orbitar Marte a partir de fevereiro de 2021, marcando o 50º aniversário da unificação dos setes principados que formam os Emirados Árabes Unidos. Após chegar a seu destino, a sonda deverá dar a volta ao Planeta Vermelho durante todo ano marciano, de 687 dias terrestres. O objetivo é capturar imagens e dados inéditos sobre a dinâmica do tempo na atmosfera de Marte.


Terça-feira, 21
Mudanças na premiação do Nobel

A pandemia da covid-19 terá impactos na cerimônia de entrega da maior premiação científica mundial. O tradicional banquete do Nobel, celebrado todo ano em dezembro, em Estocolmo, foi cancelado. A cerimônia acontecerá, mas sob novos formatos, com restrições relacionadas ao distanciamento social e “ao fato de que somente alguns, ou talvez nenhum, dos premiados poderá participar”. O anúncio dos vencedores nas seis categorias (Medicina, Física, Química, Literatura, Paz, Economia) será realizado na data prevista, entre 5 e 12 de outubro. “É um ano muito especial e cada um deve fazer sacrifícios e adaptar-se às novas circunstâncias”, ressaltou Lars Heikensten, diretor da Fundação. Habitualmente, o banquete reúne 1,3 mil convidados na grande sala da Prefeitura de Estocolmo, além dos premiados e da família real da Suécia.


Quarta-feira, 22
Cai a população de tubarões de recife

Um estudo mundial sem precedentes revelou um surpreendente declínio no número de tubarões de recife. Segundo as conclusões do monitoramento, que durou quatro anos, esses predadores são considerados “funcionalmente extintos” em quase 20% das áreas analisadas. Ao longo da pesquisa, publicada na revista Nature, especialistas usaram mais de 15 mil câmaras de iscas manejadas por um controle remoto. Os resultados extraídos de cerca de 370 recifes em quase 60 países são alarmantes, declarou o autor principal do estudo, Aaron MacNeil. “Esperávamos que haveria tubarões em todos os recifes do mundo”, declarou. Não foram detectados predadores em recifes de oito países, incluindo Catar, Índia, Vietnã e Quênia. O estudo alerta que as práticas destrutivas de pesca são as causas mais prováveis dessas perdas.


Quinta-feira, 23
Crocodilos atravessaram o Atlântico até a América

A análise de um fóssil de uma espécie extinta de crocodilo africano reforçou a teoria de que o animal tenha atravessado o Oceano Atlântico rumo à América há cinco milhões de anos. O trabalho, publicado na revista Nature Scientific Reports revelou semelhanças com os répteis norte-americanos modernos. Os autores da pesquisa especulam que os atuais jacarés dos Estados Unidos são descendentes de uma única fêmea dessa antiga espécie africana. Fecundada, ela teria sido arrastada pelas correntes oceânicas para o continente americano. Essas considerações partiram do estudo do crânio de um crocodilo de 7 milhões de anos da espécie C. Checchiai. Descoberto em 1939 em As Sahabi, na Líbia, está guardado, em boas condições, no Museu de Ciências da Terra da Universidade Sapienza de Roma. Recentemente, foi escaneado e imagens tridimensionais revelaram segredos de sua anatomia.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags