Mundo

Em meio à pandemia, Texas se prepara para enfrentar furacão Hanna

Os meteorologistas alertaram que este ciclone de categoria 1, com ventos de cerca de 120 km/h, causará fortes chuvas, grandes ondas tempestades e perigosas inundações

Correio Braziliense
postado em 25/07/2020 14:05
Furacão Hannah no Golfo do MéxicoHouston, Estados Unidos - Uma das regiões dos Estados Unidos mais afetadas pela pandemia de coronavírus, o Texas se prepara, neste sábado (25), para enfrentar o furacão Hanna, o primeiro do Atlântico na temporada de 2020. Os meteorologistas alertaram que este ciclone de categoria 1, com ventos de cerca de 130 km/h, causará fortes chuvas, grandes ondas tempestades e perigosas inundações.

Hanna se formou na noite de quinta-feira no Golfo do México e se transformou em furacão na noite de sexta-feira. Deve chegar ao território no fim da tarde, ou no início da noite, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), em boletim divulgado às 12h (horário de Brasília).

O fenômeno estava localizado a cerca de 140 quilômetros ao sudeste de Corpus Christi, às 10h locais (12h em Brasília), e se deslocava para o oeste a pouco menos de 10 km/h. Hanna "deve tocar o solo ao longo da costa do Texas dentro da área de advertência esta tarde, ou no início da noite", acrescentou.

As advertências de tempestade foram feitas ao longo da costa do Texas no Golfo. Em Corpus Christi, de 325.000 habitantes, bibliotecas e museus foram fechados, enquanto os moradores se preparam para a tormenta, informou a imprensa local. Hanna pode causar mais de 450 mm de precipitação neste estado do sul dos EUA, destacou o boletim, que também alerta sobre perigosas inundações repentinas.

O NHC adverte ainda que os estados mexicanos de "Coahuila, Nuevo León e o norte de Tamaulipas" serão afetados pelas chuvas, o que pode causar "inundações repentinas com risco de morte, aumentos repentinos [no volume] em pequenos rios e inundações menores a moderadas de rios no sul do Texas".

O Texas já enfrenta um duro quadro, em meio ao aumento de infecções por covid-19. As autoridades estaduais anunciaram o uso obrigatório de máscara para conter a disseminação do coronavírus. No Pacífico, o furacão Douglas se aproxima do Havaí, e a tempestade tropical Gonzalo, no Atlântico, encontrava-se perto das ilhas de Barlovento.

Saiba Mais

Douglas, que chegou a ser um poderoso furacão de categoria 4, enfraqueceu-se até virar uma tormenta de categoria 2, com ventos de cerca de 170 km/h. O NHC disse que o Douglas vai continuar perdendo força, à medida que se aproxima do Havaí, "passando perigosamente perto das ilhas, ou sobre elas, na última hora da noite até domingo à noite", o que provocará fortes ventos e ondas altas.

Os alertas foram acionados hoje nos condados do Havaí e de Mauí, assim como em Oahu. Já Gonzalo atingia com fortes chuvas as Ilhas de Barlovento. A previsão é que perca força e se dissipe até o domingo à noite.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags