Mundo

Vietnã detecta primeiro caso de coronavírus em 100 dias

As autoridades de saúde fizeram testes em 105 pessoas que tiveram contato com o contaminado

Correio Braziliense
postado em 25/07/2020 14:50
Teste de covid-19Hanói, Vietnã - O Vietnã detectou seu primeiro caso de coronavírus transmitido localmente em quase 100 dias - anunciaram as autoridades neste sábado (25), em um país que recebeu elogios por sua pronta reação para controlar a propagação da covid-19. O "paciente 416" é um aposentado vietnamita de 57 anos, da cidade de Danang (leste), e a primeira transmissão comunitária desde 16 de abril.

As autoridades de saúde fizeram testes em 105 pessoas que tiveram contato com ele, informou o Ministério da Saúde em seu site. O homem havia levado a mãe ao hospital dias antes, depois de mostrar os sintomas da doença, relataram as autoridades, que não informaram como ele foi infectado em um país onde o vírus parecia eliminado há vários meses.

"O paciente se encontra agora com respirador, devido à insuficiência respiratória", declararam as mesmas fontes, acrescentando que sua família acredita que seu contato com terceiros foi limitado. "Ele não saiu da cidade e esteve apenas em casa para cuidar do neto, e em contato com os vizinhos. Não entrou em contato com desconhecidos", acrescentaram.

Saiba Mais

A cidade de Danang recebe turistas locais em suas praias e restaurantes desde que o Vietnã suspendeu o confinamento. O Vietnã registrou apenas 416 casos do novo coronavírus, incluindo este último de Danang, e não declarou nenhum óbito.
 
As autoridades comunistas fecharam rapidamente as fronteiras do país, depois que o vírus surgiu na vizinha China em dezembro do ano passado. O país adotou um confinamento rigoroso e um sistema de rastreamento. Os voos internacionais permanecem estritamente limitados, e os visitantes devem cumprir uma quarentena obrigatória de duas semanas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags