Mundo

HSBC nega ter forjado provas contra empresa de telecomunicações Huawei

A investigação levou o Canadá a prender a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, em dezembro de 2018.

Correio Braziliense
postado em 25/07/2020 18:51
Fachada HSBCPequim, China - O banco HSBC, com sede em Londres, negou notícias da mídia chinesa de que "enquadrou" a gigante de telecomunicações Huawei ou "forjou evidências" que levaram à prisão de uma alta funcionária da empresa. As investigações de Washington sobre a Huawei - por supostamente violarem as sanções dos EUA ao Irã - começaram antes do envolvimento do banco com a empresa no final de 2016, disse o banco neste sábado em seus primeiros comentários públicos sobre a batalha legal da Huawei na América do Norte. 

"O HSBC não tem malícia contra a Huawei, nem enquadrou a Huawei", afirmou o banco em comunicado divulgado no aplicativo de mensagens chinês WeChat. "O HSBC não fabricou provas ou fatos ocultos, nem distorcerá os fatos ou prejudicará qualquer cliente em nosso próprio benefício". 

A declaração do HSBC acontece um dia depois que a mídia estatal chinesa ter publicado notícias acusando o HSBC de mentir sobre a Huawei durante uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A investigação levou o Canadá a prender a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, em dezembro de 2018. 

Saiba Mais

Os censores da Internet na China bloquearam o acesso à declaração do HSBC poucas horas após a publicação, sem oferecer uma explicação. Meng, filha do fundador da Huawei, está em prisão domiciliar em Vancouver, Canadá, lutando contra a extradição para os Estados Unidos.
 
Washington diz que Meng ocultou a suposta negociação da Huawei com o Irã de credores, incluindo o HSBC. Os advogados de Meng na semana passada disseram que o HSBC estava ciente das atividades da Huawei no Irã, mas alegou desconhecer os fatos para evitar outras punições americanas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags