Mundo

Cerca de cem migrantes estão à deriva no Mediterrâneo, diz OIM

O navio com quase 100 pessoas tentava atravessar o Mediterrâneo da Líbia até a Europa

Correio Braziliense
postado em 27/07/2020 10:17
Esta foto de folheto sem data divulgada em 27 de julho de 2020 pela Agência de Execução Marítima da Malásia mostra suspeitos de migrantes rohingya detidos em águas territoriais da Malásia na ilha de Langkawi.Um navio com quase cem migrantes, que tentam atravessar o Mediterrâneo da Líbia até a Europa, está à deriva e pode naufragar, alertou nesta segunda-feira (27/7) a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

"Cerca de 95 migrantes estão à deriva no Mediterrâneo central e podem se afogar após terem tentado fugir da Líbia", alertou em um tuíte a agência da ONU, que não forneceu mais detalhes. 

"Os governos e as embarcações têm a obrigação legal e moral de responder a qualquer pedido de ajuda no mar", destacou a OIM.

Mais de 100 mil migrantes tentaram atravessar o Mediterrâneo em 2019 e mais de 1.200 perderam a vida em alto mar, segundo a ONU.

A chegada do verão e a melhora das condições marítimas favorecem um aumento das tentativas dos migrantes que fogem da Líbia, um Estado falido após a queda do regime de Muammar el Khadaffi.

A situação dos migrantes piorou ainda mais com o coronavírus e o início de uma ofensiva sobre a capital Trípoli de parte das tropas do general Khalifa Haftar, que controla o leste da Líbia e enfrenta o governo reconhecido pela ONU.

O número de migrantes que partem das costas da Líbia triplicou entre janeiro e abril de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a ONU.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags