Mundo

Furacão Douglas se aproxima do Havaí e Hanna vira tempestade tropical

É incomum que o Havaí seja atingido por furacões. Douglas seria apenas o terceiro depois de Dot em 1959 e Iniki em 1992

Correio Braziliense
postado em 27/07/2020 10:51
Esta imagem obtida da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) mostra uma imagem satélite do setor GOES-West Geocolor do satélite, vista do furacão Douglas (Topo) às 12h51Z de 27 de julho de 2020, no Oceano Pacífico.O Havaí se prepara, nesta segunda-feira (27/7), para o impacto do furacão Douglas, que se aproxima do arquipélago americano depois que Hanna, o primeiro furacão do ano no Atlântico, atingiu o Texas.

Nesta segunda-feira, às 21h00 no horário local, Douglas, um furacão de categoria 1, estava cerca de 120 quilômetros ao norte da capital Honolulu e se afastava da cidade, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Mas Douglas ainda produzia ventos de até 140 km/h e se aproximava da ilha de Kauai, acrescentou o NHC. 

É incomum que o Havaí seja atingido por furacões. Douglas seria apenas o terceiro depois de Dot em 1959 e Iniki em 1992. 

Mais cedo, nesta segunda, o furacão Hanna foi rebaixado para uma tempestade tropical depois de atingir o Texas, um estado duramente afetado pela pandemia de coronavírus. 

As autoridades do Havaí cancelaram um alerta de furacão para o condado de Maui. No entanto, Kauai e Oahu - ilha onde Honolulu está localizada, com cerca de 350 mil habitantes - seguem em alerta.

"Prevê-se um enfraquecimento gradual nas próximas 48 horas, mas espera-se que Douglas se mova como furacão pelas ilhas", informou o NHC. 

O organismo estimou que pode gerar ondas perigosas e destrutivas e fortes chuvas.

O prefeito de Honolulu, Kirk Caldwell, abriu abrigos com capacidade para 1.600 pessoas, mas alertou que deveriam ser usados como "última opção". E aqueles que precisarem de abrigo deverão usar máscaras, medir a temperatura e atender aos requisitos de distanciamento social, segundo a imprensa local.

"Se você está abrigado fora de casa hoje, lembre-se de que a covid-19 não descansa com  a tempestade. Por favor, continue com as máscaras e o distanciamento físico", disse Caldwell no domingo à noite.

Hanna enfraquecida
 
Hanna, o primeiro furacão de 2020 na costa do Atlântico, foi degradado no domingo para uma tempestade tropical ao passar pelo Texas, causando fortes chuvas e inundações.

Hanna ainda tinha ventos de cerca de 45 quilômetros por hora enquanto se dirigia para o nordeste do México.

"Espera-se um enfraquecimento adicional à medida que o centro de Hanna se move para o interior e o ciclone enfraquece para uma depressão tropical ainda hoje e se dissipa na segunda-feira", informou o National Hurricane Center (NHC). 

Não houve relatos imediatos de vítimas ou danos sérios, e o México e o Texas haviam suspendido todos os avisos de tempestades costeiras à tarde. 

Os analistas alertaram, no entanto, que fortes chuvas podem levar a "inundações repentinas com risco de vida" no sul do Texas e a deslizamentos de terra nos estados do norte do México. 

Quando Hanna tocou terra no sábado, o presidente Donald Trump tuitou que seu governo trabalharia em "estreita" coordenação com as autoridades estaduais, e pediu aos locais para "proteger sua família e propriedade". 

Os danos pareciam limitados imediatamente após a chegada de Hanna na Ilha do Pai, uma ilha barreira de 177 km de comprimento na costa do Texas. 

As imagens capturadas pela CBS mostraram estradas e um parque na cidade costeira de Corpus Christi, Texas, coberta de entulho e árvores caídas. Alguns motoristas chegaram a enfrentar estradas inundadas. 

As autoridades locais estavam se preparando para possíveis tornados à noite no sul do Texas, levando a Cruz Vermelha a abrir três abrigos em todo o estado. 

O aquário do estado do Texas anunciou seu fechamento após alguns danos causados pelas tempestades.

Hanna chegou ao Texas, no momento em que o estado enfrenta uma dura situação, com um aumento exponencial de infecções por covid-19.

As autoridades locais se preparavam para possíveis tornados à noite no sul do Texas, levando a Cruz Vermelha a abrir três abrigos em todo o estado. 

O aquário do estado do Texas anunciou seu fechamento após alguns danos causados pela tempestade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags