Mundo

Conselho da UE nomeia os 22 membros da nova Procuradoria europeia

Procuradores começarão a operar no final de 2020 para investigar casos de fraude e de desvio de verbas na UE

Correio Braziliense
postado em 27/07/2020 17:45
Procuradores começarão a operar no final de 2020 para investigar casos de fraude e de desvio de verbas na UEBruxelas, Bélgica - O conselho da União Europeia nomeou nesta segunda-feira (27/7) os 22 membros da nova Procuradoria europeia, que começará a operar no final de 2020 para investigar casos de fraude e de desvio de verbas na UE.  

Esses procuradores são originários dos 22 países que participam desse novo órgão da UE, com sede no Luxemburgo, e que serão chefiados pela romena Laura Codruta Kövesi, com o objetivo de investigar e enviar a julgamento aqueles que agem contra os interesses financeiros da UE. 

Os Estados-membros que não fazem parte são a Hungria, a Polônia, a Irlanda, a Suécia e a Dinamarca. 

Codruta Kövesi, ícone na luta contra a corrupção, foi confirmada em outubro como a autoridade responsável pela Procuradoria europeia, por um período não renovável de seis anos, embora possa ser prolongado por mais três anos. 

A nova Procuradoria europeia será responsável pela investigação, petição de ações judiciais, e apresentará a ação pública diante dos órgãos competentes dos Estados-membros.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags