Mundo

EUA proíbe a entrada de ex-altos funcionários venezuelanos

Luis Alfredo Motta, ex-ministro de Energia Elétrica da Venezuela, e Eustiquio José Lugo, ex-vice-ministro de Finanças, Investimentos e Alianças Estratégicas, foram acusados de corrupção pelo Departamento de Estado não podem entrar no país por tempo indeterminado

Correio Braziliense
postado em 28/07/2020 15:54
Luis Alfredo Motta, ex-ministro de Energia Elétrica da Venezuela, e Eustiquio José Lugo, ex-vice-ministro de Finanças, Investimentos e Alianças Estratégicas, foram acusados de corrupção pelo Departamento de Estado não podem entrar no país por tempo indeterminadoOs Estados Unidos proibiram a entrada de dois ex-altos funcionários do governo Nicolás Maduro, depois de terem sido apontados por Washington por supostos vínculos com os apagões que arruinaram o país em 2019. 

Luis Alfredo Motta, ex-ministro de Energia Elétrica da Venezuela, e Eustiquio José Lugo, ex-vice-ministro de Finanças, Investimentos e Alianças Estratégicas, foram acusados de corrupção pelo Departamento de Estado não podem entrar no país por tempo indeterminado. 

"Eles são acusados por aceitar benefícios financeiros, incluindo subornos e comissões ilegais em troca de contratos para fornecer equipamentos à empresa estatal Corpoelec", disse o chefe da diplomacia americana Mike Pompeo.

Os dois ex-funcionários também foram acusados de desviar fundos públicos em benefício próprio. O governo Trump lidera uma campanha internacional para afastar Maduro, por considerar fraudulenta sua reeleição em 2018, além de acusá-lo de corrupção, violações de direitos humanos culpá-lo pelo desastre econômico da antiga potência do petróleo. 

O Departamento de Estado indicou que além dos ex-funcionários, seus familiares mais próximos também estão proibidos de entrar nos Estados Unidos. 

Motta é um general aposentado que foi afastado do cargo de ministro em abril de 2019 em meio aos blecautes que causaram o caos no país. 

Lugo foi responsável pelas aquisições da Corpoelec, segundo as autoridades americanas. 

Ambos enfrentam acusações de lavagem de dinheiro em um tribunal da Flórida, um processo que remonta a junho de 2019. 

Em seus esforços para remover Maduro, o governo Trump reconheceu o chefe do Parlamento venezuelano, Juan Guaidó, como presidente interino. 

O delegado de Guaidó em Washington, Carlos Vecchio, afirmou que os dois ex-funcionários são responsáveis, juntamente com Maduro, pela crise de eletricidade que "continua atingido mais de 80% da Venezuela" e é especialmente aguda no estado de Zulia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags