Mundo

Sanofi e GSK prometem 60 milhões de vacinas contra covid-19 ao Reino Unido

Os dois grupos dizem que a vacina pode estar autorizada no primeiro semestre de 2021

Correio Braziliense
postado em 29/07/2020 11:12
Sede da empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) em Londres.Os laboratórios franceses Sanofi e British GSK prometeram fornecer ao governo britânico 60 milhões de doses de sua futura vacina covid-19, em um contexto de competição planetária para obter essas preciosas doses. 

Este acordo está firmado "sob reserva da assinatura de um acordo definitivo", disseram a Sanofi e a GSK em um comunicado.

Os dois grupos dizem que a vacina pode estar autorizada no primeiro semestre de 2021 e acrescentam que "há conversas ativas em andamento com França e Itália (...) e outros governos para garantir o acesso global" ao seu produto.

"Não há qualquer garantia" de um dia encontrar uma vacina contra o novo coronavírus, ressalta, porém, o ministro britânico de Negócios, Alok Sharma, citado nesta mesma nota.

"Apesar disso, é importante que tenhamos acesso a um amplo leque de candidatos a vacinas promissoras", completou.

Para o Reino Unido, trata-se do quarto acordo desse tipo, depois dos assinados com a AstraZeneca, Valneva e BioNTech/Pfizer. Com isso, o país já garantiu cerca de 250 milhões de doses.

Para Kate Bingham, presidente do grupo de trabalho de vacinas do governo britânico, também citada na declaração, "essa diversidade é importante, porque ainda não sabemos qual deles poderá eventualmente gerar uma resposta segura e protetora".

Bingham observa, contudo, que "talvez nunca tenhamos uma vacina e, se a encontrarmos, devemos estar preparados para que não seja uma vacina que evite a infecção pelo vírus, mas uma vacina que reduza os sintomas" da doença. 

Sanofi e GSK planejam "iniciar um estudo de fase 1/2 em setembro, seguido de um estudo de fase 3 antes do final de 2020" para sua candidata à vacina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags