Mundo

Vulcão lança explosões de gases e cinzas na Nicarágua

Os gases e cinzas alcançaram até 60 metros de altura, mas não causaram danos às comunidades vizinhas

Correio Braziliense
postado em 29/07/2020 15:55
Os gases e cinzas alcançaram até 60 metros de altura, mas não causaram danos às comunidades vizinhasManágua, Nicarágua - O vulcão Telica, um dos mais ativos da Nicarágua, lançou nesta quarta-feira (29/7) várias explosões de gases e cinzas que alcançaram até 60 metros de altura, sem causar danos às comunidades vizinhas.

"As cinzas do vulcão, que tem 1061 metros de altura, elevam-se entre 30 e 60 metros e caem na mesma cratera", informou o Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atendimento a Desastres (Sinapred) no portal oficial do governo.

O Telica está localizado a 20 km da cidade de León, noroeste da Nicarágua. O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) mantém uma estação sísmica perto do topo do vulcão desde 1993.

Desde 1527, o Telica emite erupções de gases e cinzas que se espalham por vários quilômetros. Durante uma delas, ocorrida em 1948, o cheiro forte de enxofre provocou "distúrbios estomacais e sangramento de nariz em várias pessoas no povoado de Telica", segundo relatórios do Ineter.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags