Mundo

Notas

Correio Braziliense
postado em 30/07/2020 04:06
 
EUA passam de 150 mil mortos
Com quase 4,4 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus, os Estados Unidos superaram os 150 mil óbitos pela covid-19. O país, de longe o mais afetado do mundo em número de mortes e de contágios, chegou a registrar 1.592 falecimentos entre terça-feira e ontem — uma cifra diária que não era alcançada desde abril. O novo epicentro da pandemia nos EUA está na Flórida, onde foram contabilizadas 216 mortes pelo novo coronavírus, ontem, superando o recorde do dia anterior. A menos de 100 dias das eleições, o presidente Donald Trump tem enfrentado críticas em relação ao gerenciamento da crise sanitária. O republicano vem travando um embate com o infectologista Anthony Fauci, que comanda a força-tarefa da Casa Branca no combate à covid-19. 


Restrições na peregrinação a Meca
Os muçulmanos selecionados para o hajj começaram a grande peregrinação a Meca.  A pandemia forçou a adoção de formato restrito — os participantes são obrigados a respeitar uma quarentena antes e depois do ato religioso. Em pequenos grupos, cada um com um guia, os fiéis começaram o ritual e deram sete voltas na Kabaa (foto), a construção cúbica que fica no centro da Grande Mesquita de Meca. De máscara e respeitando o distanciamento, os peregrinos caminharam em fila, observados por policiais e por outros agentes oficiais. Depois, percorreram sete vezes o trajeto entre Safa e Marwa, duas rochas perto da Kaaba. Entre mil e 10 mil peregrinos residentes no reino participam do hajj este ano.


Instagram pune Madonna por fake news
A cantora Madonna foi notificada pelo Instagram por espalhar informações falsas sobre suposta cura para a covid-19 depois de postar um vídeo compartilhado por Trump. Em seu post, para 15,4 milhões de seguidores, Madonna afirmou que uma vacina comprovada estava disponível há meses, mas era mantida em segredo “para deixar os ricos ficarem mais ricos e os pobres e doentes ficarem mais doentes”. No vídeo aparece a médica americana Stella Immanuel, que elogiou a hidroxicloroquina como uma cura milagrosa para o coronavírus e afirmou que os Estados Unidos foram governados por “seres reptilianos”. Vários vídeos do discurso dessa médica se espalharam rapidamente na internet nos últimos dias, embora a hidroxicloroquina não tenha se mostrado eficaz contra o Sars-CoV-2. 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags