Mundo

Morre ex-presidente de Taiwan Lee Teng-hui, aos 97 anos

Lee Teng-hui desempenhou um papel muito ativo para garantir que Taiwan fosse reconhecido como um Estado soberano no cenário internacional

Agência France-Presse
postado em 30/07/2020 11:56
Nesta foto de arquivo tirada em 13 de janeiro de 2012, o ex-presidente de Taiwan e ex-presidente do Partido Kuomintang (KMT) Lee Teng-hui (L) acena para os apoiadores do principal candidato à presidência da oposição de Taiwan, Tsai Ing-wen durante uma manifestação no distrito de Banciao, na cidade de Nova Taipei.O ex-presidente de Taiwan Lee Teng-hui, considerado uma figura da transição democrática na ilha, faleceu nesta quinta-feira (30), aos 97 anos - anunciaram fontes do hospital onde foi internado.

Lee Teng-hui morreu de "choque séptico e falência dos órgãos, apesar dos esforços da equipe médica para reanimá-lo", declarou o vice-presidente do Hospital Geral de Veteranos de Taipei.

Lembrado como um dos pais da transição para a democracia e da modernidade em Taiwan após décadas de ditadura, foi presidente de 1988 a 2000.

Lee Teng-hui desempenhou um papel muito ativo para garantir que Taiwan fosse reconhecido como um Estado soberano no cenário internacional.

O ex-presidente sofria de doenças crônicas há vários anos e estava internado desde fevereiro, após ter-se engasgado enquanto comia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação