Mundo

Análise da notícia

Correio Braziliense
postado em 31/07/2020 04:05
Ameaça à democracia

A ideia de Donald Trump é minar a legitimidade das eleições de 3 de novembro. Provavelmente, o republicano não conseguirá adiar a votação. Em caso de derrota, porém, utilizará a polêmica do voto a distância como bode expiatório em uma falsa acusação de fraude. É o típico mau perdedor, que, mediante o fracasso, em vez de questionar as causas do fiasco, reluta em aceitá-lo.

A sugestão de Tump de adiar a eleição representa uma ameaça à democracia e ao Estado de direito. Pode ser um indicativo de que o magnata estaria disposto a levar o resultado das urnas aos tribunais, o que provocaria um terremoto na política norte-americana.

Trump não pode fugir da realidade nua e crua: uma eventual derrota eleitoral, em 3 de novembro, dar-se-á muito mais por culpa de seus próprios erros do que pela suposta falibilidade do sistema de votação pelos correios. A julgar pelas primeiras reações de sua própria ala ideológica e partidária, o magnata está isolado nessa ideia. (RC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags