Mundo

Morre o escritor e jornalista francês Gilles Lapouge, aos 96 anos

Ele era um apaixonado pelo Brasil e chegou a trabalhar no país

Correio Braziliense
postado em 31/07/2020 15:15
Ele era um apaixonado pelo Brasil e chegou a trabalhar no paísO jornalista e escritor francês Gilles Lapouge, que era apaixonado pelo Brasil, morreu nesta sexta-feira (31) aos 97 anos em Paris, anunciou a editora Albin Michel. 

"Ele morreu nesta manhã" em um hospital de Paris com pneumonia, disse o editora. 

Nascido em 1923 em Digne (sudeste da França), Lapouge passou sua infância e juventude na Argélia. Em 1948, ele era repórter no jornal Alger-Républicain. 

Saiba Mais

Em 1951, assumiu o cargo de jornalista econômico no jornal "O Estado de São Paulo". Três anos depois voltou a Paris, mas continuou colaborando com o jornal por várias décadas. 

Autor de cerca de 25 livros, incluindo "Les folies Koenigsmark", um sucesso em 1989, e "Equinoxiales", um relato sobre sua jornada pelo nordeste brasileiro, recebeu vários prêmios por seu trabalho como escritor. 

Lapouge também foi colaborador do Le Monde e Le Figaro. 

O autor escreveu várias ficções e ensaios sobre o território brasileiro, incluindo "Dicionário dos Apaixonados pelo Brasil", em 2011. 

Nesta sexta, a embaixada da França no Brasil homenageou em um tuíte a memória do "eterno apaixonado pelo Brasil".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags