Correio Braziliense
postado em 01/08/2020 13:07
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que tomará medidas neste sábado para proibir o TikTok, aplicativo de vÃdeo de propriedade chinesa que tem sido uma fonte de preocupações norte-americanas de segurança nacional e censura.
"No que diz respeito ao TikTok, estamos banindo-os dos Estados Unidos"', disse Trump. O presidente norte-americano afirmou que poderia usar poderes econômicos de emergência ou uma ordem executiva para fazer cumprir a ação, insistindo: "Eu tenho essa autoridade"', acrescentou:
Os comentários de Trump ocorreram após relatos de que o governo dos EUA planeja ordenar que a chinesa ByteDance venda o TikTok. A imprensa norte-americana também informou a Microsoft estaria em conversas avançadas para a compra do aplicativo, numa negociação que poderia ser concluÃda nesta segunda-feira. As discussões envolverim representantes da Microsoft, Bytedance e a Casa Branca.
As autoridades americanas têm expressado preocupação de que o TikTok possa passar os dados coletados dos americanos para o governo chinês. A TikTok afirmou que nao faria isso. Em comunicado publicado esta semana, o CEO da TikTok, Kevin Mayer, disse que a empresa estava comprometida com a transparência na coleta e compartilhamento de dados. "O TikTok se tornou o alvo mais recente, mas não somos o inimigo", disse.
Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.