Mundo

Na Suécia, morte de menina de 12 anos em tiroteio choca população

No país com uma das menores taxas de homicídios do mundo, a adolescente foi fatalmente ferida no domingo de manhã, na frente de uma loja de "fast-food" em Norsborg, perto de Estocolmo

Agência France-Presse
postado em 03/08/2020 10:56
Um memorial improvisado com velas, flores, um ursinho de pelúcia e uma nota é visto no local em que uma menina de doze anos foi baleada perto de um posto de gasolina em Botkyrka, ao sul de Estocolmo.A morte a tiros de uma menina de 12 anos perto de Estocolmo causou grande comoção na Suécia, nesta segunda-feira (3/8), no momento em que o país sofre um aumento de tiroteios entre gangues rivais.

A adolescente foi fatalmente ferida no domingo de manhã, na frente de uma loja de "fast-food" em Norsborg, um bairro modesto e em geral tranquilo, situado no sul da capital sueca, informou a polícia.

Desde o anúncio da morte, os moradores depositam flores e velas, formando um coração, na cena do crime.

"Isso não deveria mais acontecer. Era uma menina de 12 anos! Quem vive aqui merece uma vida melhor", afirma indignada Christina Lundstr;m, uma moradora de 51 anos que se aproximou para rezar.

"Nenhum político está aqui para demonstrar seu apoio, que vergonha", criticou Daniel Acat, de 32.

O ministro da Justiça, Morgan Johansson, manifestou à agência de notícias TT seu "choque e repulsa" por um caso que provocou inúmeras reações.

Segundo a imprensa sueca, dois membros de uma gangue criminosa presente no local foram os verdadeiros alvos dos inúmeros tiros.

Com uma das menores taxas de homicídios do mundo, a Suécia enfrenta, há vários anos, um problema de uso de dispositivos explosivos e de tiroteios contra prédios, veículos e, mais recentemente, pessoas.

No primeiro semestre de 2020, 20 pessoas morreram na Suécia em 163 tiroteios, de acordo com a polícia. No ano passado, foram registrados 42 óbitos em 334 incidentes violentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação