Correio Braziliense
postado em 04/08/2020 13:19
As autoridades afegãs ainda procuravam, nesta terça-feira, cerca de 270 detentos, incluindo vários membros do Estado Islâmico (EI), que fugiram da prisão de Jalalabad (leste) após o ataque de domingo no qual pelo menos 29 pessoas morreram.
Cerca de 1.300 detentos fugiram da prisão e mais de mil já foram recapturados, disse à AFP um comandante das forças de segurança afegãs.
Mas cerca de 270 prisioneiros "ainda estão à solta", acrescentou.
O chefe das forças de segurança lembrou que "a maioria dos que escaparam faz parte do ISKP", o ramo afegão do grupo jihadista, e entre eles estão os autores de vários ataques.
O porta-voz do governador de Nangarhar confirmou que alguns detidos escaparam, mas não disse quantos pertenciam ao EI.
Homens armados lançaram um grande ataque a uma prisão de Jalalabad, no leste do Afeganistão, na noite de domingo, nas últimas horas da trégua entre as forças do governo e o Talibã.
O ataque ocorreu um dia após a agência de inteligência afegã anunciar a morte de um comandante do EI perto de Jalalabad.
A província de Nangarhar foi alvo de vários ataques do EI este ano, incluindo um em 12 de maio que matou 32 em um funeral de um comandante da polícia.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.