Mundo

Vacina gera imunidade

postado em 05/08/2020 04:05

A empresa de biotecnologia norte-americana Novavax anunciou que um estudo de fases 1 e 2 de uma candidata a vacina para covid-19 mostrou que a substância foi bem tolerada e gerou imunidade em adultos saudáveis, com 18 a 59 anos. O artigo foi divulgado na plataforma de pré-impressão on-line medRvix.org e será publicado em uma revista científica após a revisão por partes.
O estudo de fase 2, realizado com humanos, produziu níveis altos de anticorpos em todos os 56 adultos participantes. Nenhum dos voluntários sofreu efeitos colaterais graves. ;Usando um rigoroso teste realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, a NVX-CoV2373 provocou níveis de anticorpos neutralizantes maiores do que aqueles observados em um grupo de pacientes com covid-19 clinicamente significativo;, disse, em comunicado à imprensa, Gregory M. Glenn, MD, presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Novavax.

Outro artigo divulgado pela companhia mostrou que macacos rhesus também foram protegidos do Sars-CoV-2 depois de imunizados. Além dos anticorpos, a vacina estimulou a formação de células-T, capazes de identificar uma célula infectada e destruí-la, informou a Novavax.

A vacina utiliza o código genético do vírus, modificado, para que o organismo reconheça e combata a proteína spike, porta de entrada do Sars-CoV-2 na célula hospedeira. A companhia diz que, até o início do ano que vem, conseguirá produzir 100 milhões de doses, suficientes para imunizar 50 milhões de pessoas, no regime duplo de vacinação. (PO)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação