Correio Braziliense
postado em 05/08/2020 04:05
A empresa de biotecnologia norte-americana Novavax anunciou que um estudo de fases 1 e 2 de uma candidata a vacina para covid-19 mostrou que a substância foi bem tolerada e gerou imunidade em adultos saudáveis, com 18 a 59 anos. O artigo foi divulgado na plataforma de pré-impressão on-line medRvix.org e será publicado em uma revista científica após a revisão por partes.
O estudo de fase 2, realizado com humanos, produziu níveis altos de anticorpos em todos os 56 adultos participantes. Nenhum dos voluntários sofreu efeitos colaterais graves. “Usando um rigoroso teste realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, a NVX-CoV2373 provocou níveis de anticorpos neutralizantes maiores do que aqueles observados em um grupo de pacientes com covid-19 clinicamente significativo”, disse, em comunicado à imprensa, Gregory M. Glenn, MD, presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Novavax.
Outro artigo divulgado pela companhia mostrou que macacos rhesus também foram protegidos do Sars-CoV-2 depois de imunizados. Além dos anticorpos, a vacina estimulou a formação de células-T, capazes de identificar uma célula infectada e destruí-la, informou a Novavax.
A vacina utiliza o código genético do vírus, modificado, para que o organismo reconheça e combata a proteína spike, porta de entrada do Sars-CoV-2 na célula hospedeira. A companhia diz que, até o início do ano que vem, conseguirá produzir 100 milhões de doses, suficientes para imunizar 50 milhões de pessoas, no regime duplo de vacinação. (PO)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.