Mundo

Chefe de campanha da candidata de oposição é detida em Belarus

Maria Moroz foi ''convidada para uma conversa'' por ''agentes do ministério do Interior'' do presidente Alexander Lukashenko que está há 26 anos no poder

Correio Braziliense
postado em 06/08/2020 10:13
A candidata presidencial Svetlana Tikhanovskaya lidera seu comício de campanha na cidade de Maladzechna, cerca de 70 km a noroeste de Minsk, em 31 de julho de 2020.A chefe de campanha da candidata de oposição à presidência de Belarus foi detida por alguns minutos nesta quinta-feira, anunciou a equipe de Svetlana Tikhanovskaya, rival do presidente Alexander Lukashenko.

Maria Moroz foi detida por "agentes do ministério do Interior", mas pouco depois foi liberada. 

O ministério afirmou à AFP que Moroz foi "convidada para uma conversa" e negou uma tentativa de deter a chefe de campanha de Tikhanovskaya.

Desde o início do ano, após uma mobilização inesperada a favor da oposição, as autoridades bielorrussas multiplicaram as operações contra os rivais de Lukashenko, de 65 anos e que está há 26 anos no poder.

Dois potenciais candidatos às eleições presidenciais de 9 de agosto foram detidos e levaram Svetlana Tikhanovskaya, a esposa de um deles, a assumir o posto.

Sua candidatura conseguiu unificar todos os críticos do chefe de Estado de Belarus e conseguiu reunir milhares de pessoas em seus comícios, algo que nunca havia sido registrado. 

Lukashenko denunciou um complô entre opositores e mercenários russos para cometer um "massacre", tentar desestabilizar o país e tomar o poder.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags