Mundo

Fragmento de geleira ameaça se desprender na Itália e vale é evacuado

O glaciar começou a se mover um metro por dia devido às altas temperaturas e o governo local decidiu evacuar pessoas do vale por risco de colapso

Agência France-Presse
postado em 06/08/2020 12:13
Um homem está ao lado de uma placa com a inscrição Um fragmento de uma geleira das Grandes Jorasses, um grupo de picos na parte italiana do maciço do Mont Blanc, está em risco de se desprender devido ao calor e forçou a evacuação de dezenas de moradores e turistas, anunciaram as autoridades locais nesta quinta-feira (6/8).

Uma massa de gelo estimada em 500 mil metros cúbicos (equivalente a aproximadamente 150 piscinas olímpicas) está prestes a se desprender da geleira de Planpincieux, na cidade de Courmayeur, informou uma autoridade deste município da região italiana do Vale de Aosta, na fronteira com a França.

Várias estradas que levam ao vale Ferret foram fechadas.

As autoridades ordenaram a saída dos moradores de quase 30 casas dentro de uma "área vermelha" situada na parte baixa do vale Ferret, uma medida que afeta 15 moradores e mais de 50 turistas.

Em setembro e outubro de 2019, a geleira já esteve prestes a se desprender em parte, especificamente uma massa de 250.000 metros cúbicos e, desde então, foram adotadas medidas de vigilância.

Neste ano, a massa de gelo foi "afetada por tendências anormais de temperaturas", segundo a prefeitura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação