Mundo

Universidade italiana reconstitui em 3D rosto do pintor Rafael

A reconstituição foi feita a partir de um molde de gesso do crânio do pintor que viveu entre 1483-1520 na Itália

Correio Braziliense
postado em 06/08/2020 13:54
No ano do 500º aniversário da morte de Raffaello Sanzio da Urbino (1483- 1520) conhecido como Uma equipe da Universidade de Roma conseguiu reconstituir o rosto do famoso pintor Rafael em 3D a partir de um molde de gesso do crânio, anunciou em comunicado nesta quinta-feira, confirmando ainda mais a autenticidade de seus restos conservados no Panteão. 

"A análise do molde de gesso do crânio de Rafael (1483-1520), realizada em 1833 [quando a sepultura do artista foi exumada], permitiu reconstituir a face 3D do mestre renascentista", que morreu aos 37 anos em Roma, onde está enterrado sob a cúpula do Panteão. 

Durante séculos, houve dúvidas recorrentes sobre a autenticidade dos restos mortais do pintor. 

"Até agora, não tínhamos certeza de que os restos encontrados e conservados no Panteão eram os de Rafael", lembra a professora Mattia Falconi, especialista em biologia molecular na Universidade de Roma. 

"A reconstrução facial é uma técnica interdisciplinar que pode recriar, com base exclusivamente na morfologia do crânio, o rosto de uma pessoa no momento da morte", explica Cristina Martinez-Labarga, professora de antropologia forense, e o professor Raoul Carbone, Artista gráfico 3D aplicado à ciência forense. 

Este trabalho estabeleceu "pela primeira vez" que "os restos conservados no túmulo do Panteão pertencem ao artista renascentista, que este ano comemora o 500º aniversário de sua morte", explicou o departamento de biologia da Universidade Tor Vergata, em Roma, que fez comparações com os autorretratos do pintor. 

Durante a investigação, muitas outras sepulturas foram encontradas perto da tumba do pintor, como as de alguns de seus alunos, bem como inúmeras partes de esqueletos.

Essas investigações também "pavimentam o caminho para futuros estudos sobre restos esqueléticos, visando determinar [...] algumas características do personagem ligado ao seu DNA", como olhos, cabelos ou cor da pele. 

"O artigo científico completo sobre reconstrução facial 3D será proposto para publicação na revista [científica] Nature em um futuro próximo", segundo o comunicado, e uma impressão em 3D do busto de Rafael será exibida permanentemente no museu em sua cidade natal de Urbino (Úmbria, centro).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags