Opinião

Sr. Redator

Cartas ao Sr. Redator devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato. E-mail: sredat.df@dabr.com.br

postado em 19/07/2019 04:05
Generosidade
Fiquei emocionado com a reportagem ;Dias secos, noites geladas; (18/6, pág. 19). Cumprimento o Correio pelo destaque. Temperaturas despencam. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as baixas temperaturas devem ser constantes nos próximos dias. Nós, que somos privilegiados, não podemos nos esquecer dos moradores de rua. A hora de ajudar é agora.Todos nós temos algum agasalho ou cobertor que não usamos em casa. Vamos doar porque o frio está muito intenso e muita gente está nas ruas precisando.
; José Ribamar Pinheiro Filho,
Asa Norte

Supremo

A morosidade do Supremo Tribunal Federal para a tomada definitiva de decisões encoraja o crime no país, principalmente os praticados por políticos e pela elite. A decisão do presidente da mais alta Corte da Justiça, Dias Tofolli, de suspender as investigações sobre a máfia da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro foi, entre muitas, uma das mais vergonhosas. Acolheu, sem a menor lógica, um pedido do senador Flávio Bolsonaro, investigado sob suspeita de envolvimento nas falcatruas antes de chegar ao Congresso. Na prática, ele foi apontado em um período em que não era protegido pelo maldito foro privilegiado. Mas, agora, como filho do capitão, ele passou a ter dupla proteção, por ser filho do presidente e pelos privilégios que o cargo de senador lhe confere. De acordo com o noticiário, a decisão monocrática e liminar de Tofolli só será apreciada em novembro. Até lá, a bandidagem da Alerj terá tempo suficiente de aprontar o que bem entender, sob a proteção do manto da Justiça. Tem horas que o sentimento de vergonha (para que tem) se torna maior que o Brasil.
; Joaquim Honorário,
Asa Sul

;
O STF, em decisão monocrática decidiu, a partir do requerimento formulado pelo Senador Flávio Bolsonaro, suspender a vigência do art.15, da Lei n; 9.613/98, que permite ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) comunicar ao Ministério Público suspeitas de movimentações, sem intervenção judicial. A lei existe há 20 anos, mas a ficha da suposta inconstitucionalidade só caiu agora. A decisão liminar não favorece apenas o senador Flávio Bolsonaro. A sua inspiração, certamente, é o garantismo, de que, no fim das contas, à guisa de favorecer o ;desfavorecido; ladrão de galinha, beneficia muito mais o corrupto capimunista (suposto empresário associado a políticos corruptos, de esquerda, dos Centrões da vida e demais sócios do Estado no desvio de dinheiro público), além do crime organizado, de um modo geral. De quebra, dentro da nossa cultura de inversão de valores, vai se legitimando a prova ilícita da divulgação de gravação criminosa de conversas telefônicas interpectadas dos membros da Lava-jato (artigo 151, ; 1o , II, art. 154-A, do CP E 10 da Lei 9.9296/98), cujo conteúdo não tem nada de anormal, nem compromete o fato de que as condenações dos corruptos basearam-se em provas lícitas e foram convalidadas em recursos julgados pelas instâncias superiores. Urge substituir o STF por uma Corte Constitucional, só atuando em plenário e com mandato para seus integrantes. Ademais, o crime organizado agradece a liminar, que, obviamente, não visou favorecer criminosos. Inúmeras investigações sobre crimes de toda a ordem serão paralisadas, de traficantes, assaltantes, contrabandistas etc., além dos corruptos e fraudadores do dinheiro público.
; Carlos Frederico,
Asa Norte

Previdência

O que o Executivo e o Legislativo fizeram com as viúvas pensionistas na reforma da Previdência não deixa de ser um estelionato aplicado no cônjuge, após ele se mudar para a casa celestial. Diante disso, o governo transferiu para a viúva o cumprimento da pena. Uma medida incabível, injusta e perversa. Cerca de 80 % dos pensionistas são, em grande maioria, mães, avós, bisavós entre 60 e 90 anos de idade. Cortar 50 % da pensão é ilógico e desatino do ministro da Economia, Paulo Guedes. As viúvas serão as mais atingidas e prejudicadas, inviabilizando e rebaixando o padrão da qualidade de vida do cônjuge sobrevivente. O governo não se ateve à exorbitante carga de impostos, moradia/aluguel, IPTU, alimentação, vestuário, serviços disponibilizados pelo Estado (água, energia, etc;). Afora, os gastos com a saúde que são graduais em razão do estado progressivo da velhice e do péssimo atendimento do SUS. Adicionar 10 % na pensão por dependente é a legítima hipocrisia e engodo, pois é pouco provável que, a partir dos seus 60 anos, tenham algum filho menor de idade. Portanto, obviamente, não são as velhinhas as causadoras e responsáveis pelo deficit da Previdência. Ficou claro e evidente que nossos políticos não são os legítimos representantes da sociedade, são onipotentes detentores do direito de selecionar entre quem pode e quem não pode ter uma vida digna. Meu corpo sabe quantos anos eu tenho, mas minha mente se recusa a acreditar que o governo penalizará minha companheira ou a mim. Esse governo decidiu, vergonhosamente e maldosamente, que a miséria de uma criança interessa a uma mãe, a miséria de um rapaz interessa a uma moça, a miséria de um idoso não interessa a ninguém.
; Renato Mendes Prestes,
Águas Claras






Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação