Opinião

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 26/07/2019 04:06
Comunistas e capitalistas obesos com os doces do poder

Na América Latina, a história política e social de seus diversos povos, de maneira geral, sempre confundiu os pesquisadores, apresentando-lhes em seu sequenciamento temporal,um enredo que se move entre o cotidiano brutal da população, com suas agruras e aflições, e a ficção de um realismo fantástico, em que os enredos passam a adquirir uma dimensão mágica, fazendo de seus personagens figuras que se movem entre a sombra e a luz, desprovidas de racionalidade e autocrítica.

Assim como o maior país do continente, o Brasil, a América Latina não é território para noviços e ingênuos. Toda essa complexa estrutura histórica ganha maior amplidão e incertezas quando se tenta analisar o pêndulo do tempo ideológico, oscilando da esquerda para a direita e retornando ao ponto de origem.

No mundo atual, e mesmo no continente em questão, parece ser a vez do pêndulo se mover para a direita, arrastando, de volta, ideias como nacionalismo, patriotismo e outros valores conservadores, misturando fé e Estado, santificando uns políticos e lançando no fogo perpétuo os esquerdistas, mesmo aqueles mais inocentes.

São momentos transitórios na eterna sístole e diástole da história. Nesse sentido, falar em ideologias e outras nuances etéreas da política, numa região onde a maioria das pessoas está absorvida na tarefa de sobreviver no dia a dia, só têm importância vital para os partidos e para as respectivas lideranças, envoltas no afã de conquistar o poder e dele extrair o máximo de vantagens e bem-estar enquanto o pêndulo está ao seu favor.

O povo, nesse oscilar, assim como na história, continua a ser um detalhe. O passado tem mostrado, de forma até cruel, que todos aqueles que foram guindados pelo voto da população ao altar do poder, uma vez instalados nessa posição, descartam e deixam de lado essa ;porção de ninguém;, até que as próximas eleições se avizinhem.

No fim do século 20, quando o pêndulo de boa parte da região apontava para o lado esquerdo, com a falsa promessa de redenção popular, por meio de reformas de base profundas, foi a vez de turno para arregimentar apoio popular para guindar esses novos revolucionários. De modo monótono e conforme o esperado, as reformas ficaram para as calêndulas e, mais uma vez, as chamadas ;bases; foram postas de lado, enquanto as lideranças daquele momento banqueteavam, comendo, inclusive, a parte prometida que seria destinada ao populacho.

Assim é que nada mais parecido com um banqueiro do que um Nicolás Maduro, gordo e enfadado com as mordomias, fumando seu charuto, em finos e caros restaurantes. Em nosso caso particular, quando se constata que até o mais precioso para a classe operária, conquistado com o suor diário do trabalho, foi rapinado com a mesma gula com que um urso se atira ao favo de mel, chega-se à conclusão, um tanto insólita, de que nada mais parecido com um capitalista do que um comunista instalado no poder.




A frase que foi pronunciada

;A liberdade de expressão não protege você das consequências de dizer qualquer estupidez.;
Jim C. Hines, escritor



Fora da lei
; No que sobrou dos pinheiros do Paranoá, apesar de a lei proibir queimadas, é o que acontece continuamente na região escolhida para a construção de novas moradas no Paranoá Parque. Nesta seca, os problemas respiratórios na região são comuns, pela falta de urbanidade.


Divulgação
; Ontem foi o Dia do Agricultor. Dados da Companhia de Desenvolvimento e Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostram que de cada quatro produtores rurais do DF, três são agricultores familiares. A Emater-DF atende 11 mil produtores, dos quais 8,2 mil são familiares.


Leishmaniose
; Se todos os moradores do DF resolvessem registrar os casos de leishmaniose em cães, daria uma dimensão do problema que o DF atravessa neste momento. Infelizmente, a notificação aos órgãos de saúde foi suspensa. O que poucos sabem é que os gambás também são considerados epidemiologicamente passíveis da doença se forem picados pelo mosquito palha.


Direito
; Uma professora da Secretaria da Educação do DF conseguiu manter o cargo público com outras atribuições fora da sala de aula. Com depressão, será incluída em um programa de readaptação funcional. A decisão foi tomada pela 4; Vara da Fazenda Pública do DF.



História de Brasília
Veio, depois, o governo do sr. Jânio Quadros. Todo o mundo desconfiado, ninguém acreditava em ninguém. Ninguém sabia que rumo o Brasil tomaria, e os negócios foram ficando difíceis. E a Sousenge foi uma grande vítima dos sete meses do ;professor;. (Publicado em 25/11/1961)




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação