postado em 01/08/2019 04:06
Garantir a mobilidade urbana é um desafio comum a quase todas nações e, claro, o Brasil está entre elas. A responsabilidade pelo caos que mata milhões no país ; são pelo menos 40 mil mortes anuais só em acidentes de trânsito ; é principalmente dos governantes, em todas as esferas do poder: federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. Faltam políticas públicas para tornar as cidades mais seguras e humanas.
Na capital do país, não se consegue ofertar transporte público de qualidade. As ciclovias ainda precisam avançar muito para atender a demanda dos usuários. Nem calçada direito a cidade tem! Integração entre os sistemas de transporte? Ainda é absolutamente incipiente. Entra e sai governo e pouco se avança sobre o tema que, de longe, está entre as prioridades dos políticos.
A série Fora dos Trilhos, publicada entre domingo (28) e ontem (31/7), revela o descaso das autoridades com o tema. São duas décadas de promessas de retomada do trem de passageiros. Os estudos mostram que, do ponto de vista financeiro, a proposta é viável a longo prazo. Mas o que pouco se fala nesses projetos e é destacado pelo pesquisador do Ipea Carlos Henrique Carvalho são os benefícios sociais.
Os trens são menos poluentes, mais seguros e confiáveis. Eles reduzem os tempos de deslocamentos do cidadão; têm alta capacidade, portanto, tira carros das ruas, reduz os congestionamentos, a poluição do ar e sonora e as mortes nas vias. Mas, por aqui, os projetos continuam apenas no papel.
As promessas se renovam, as viagens internacionais dos políticos para conhecer exemplos no exterior de sistemas ferroviários pelo mundo se multiplicam, assim como os gastos com estudos e mais estudos que acabam engavetados em alguma repartição pública. Enquanto isso, as cidades continuam a crescer sem planejamento. As ruas seguem sem calçadas, a calculadora de mortos e feridos não para, a insanidade impera sobre o que existe de mais belo e frágil: a vida.
Em um evento internacional de infraestrutura ontem, o governador Ibaneis Rocha garantiu que vai publicar o edital de licitação do VLT do Aeroporto até o fim do ano. Essa é promessa antiga de outros governadores que passaram pelo Buriti. Esperar para ver se dessa vez vai. E, principalmente, se o projeto leva em conta a rede de transporte existente e se é o modelo será o mais adequado para a região.