Opinião

Visto, lido e ouvido

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/08/2019 04:05

Ameaça à nossa espécie

Nessa quinta-feira o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou um importante relatório, no qual cientistas de várias partes do mundo e em diversas áreas do conhecimento concluem que o desmatamento e a atividade agropecuária estão entre os maiores responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, responsáveis diretos pelo chamado aquecimento global.

De acordo com esse documento, 23% das emissões desses gases, ou mais de um quinto de todos os poluentes ambientais são gerados apenas nessas duas atividades. Com isso o planeta vai perdendo a capacidade de absorver cada vez menos CO2 que se concentra na atmosfera, impedindo que o calor se dissipe, o que provoca o aumento na temperatura em toda a Terra.

Para os cientistas, é importante que haja um controle em âmbito mundial, com a participação conjunta de todos os países para que a redução de emissões desses poluentes possa impedir, a tempo, uma séria crise climática onde todos, sem exceção, sofrerão os efeitos. Apesar do mutismo do atual governo e de sua clara posição em favor do agronegócio e da expansão das fronteiras agropecuárias, esse novo documento, lá fora, irá aumentar a pressão de muitos países sobre o Brasil.

A importância econômica atribuída pelo governo federal ao agronegócio, juntamente com o aumento visível do desmatamento em enormes áreas do país, vem paulatinamente transformando o presidente Bolsonaro no maior vilão atual do meio ambiente. O pior é que suas declarações intempestivas não ajudam a melhorar essa avaliação. Com isso, o que pode ocorrer , no médio prazo, é um embargo dos países importadores, de grande parte da produção nacional de grãos e carne.

A preocupação dos cientistas é que tanto a diminuição da cobertura verde natural do planeta como a utilização constante das terras para um plantio do tipo industrial acabem por afetar e diminuir a capacidade dos solos de se regenerarem, deixando-os esgotados, o que abriria o caminho para a desertificação de largas porções de terras.

O desmatamento é também um problema sério e que o atual governo tenta driblar com a demissão de cientistas, como ocorreu agora no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para os cientistas, a perda na capacidade de fotossíntese , ocasionada pelo desmatamento crescente, irá aumentar a níveis alarmantes a concentração de CO2 no planeta. O alerta do IPCC, que em nosso país tem tido, por razões óbvias, pouca divulgação, afirma que a exploração dos recursos naturais do planeta já alcançou patamares sem precedentes em toda a história humana, com as atividades dos terráqueos afetando mais de 70% de toda a superfície terrestre.

Desse total explorado, afirmam os ambientalistas, um quarto dessas áreas está a caminho da degradação irreversível. Dessa forma, o empobrecimento dos solos, reduzindo sua capacidade de absorver carbono, irá afetar diretamente a produção de alimentos num futuro próximo, o que poderá gerar grandes ciclos de fome e de desabastecimento.

O cenário pintado pelos cientistas, embora tenebroso e realístico, com base em dados concretos, deveria merecer maior atenção de nosso governo, não apenas porque nosso país está no centro das atenções do mundo, mas, sobretudo, em razão de que esse é um problema que ameaça diretamente a nossa espécie.

A frase que não foi pronunciada

"Se eu te disser a origem, você não
vai acreditar na fonte, se eu revelar a fonte, você vai duvidar do autor"

Sir Hob, embaixador inglês do século XVI no
Sacro Império Romano e na Flandres.

Para cobrar
; Vamos ver como será o cumprimento da promessa do subsecretário de Integração de Ações Sociais sobre a
;fábrica de empregos;, promessa do governo em profissionalizar alunos
de baixa renda e
prepará-los para o mercado de trabalho.

Balaio de gatos
; Parece que ainda não é definitivo, mas o TTNorte é um descalabro em matéria de trânsito. Carros que precisam virar à esquerda de repente se deparam com a interrupção da via, curvas onde os motoristas disputam lugar colocando em perigo as motos que ultrapassam de repente.
Agenda
; Com o patrocínio do FAC, o livro e exposição em cordel que tratam sobre a rotina de profissionais da enfermagem serão apresentados ao público a partir de 15 de agosto, quinta-feira, às 18h, no Ernesto Cafés Especiais (115 Sul). Já no dia 20 do mês, terça-feira, o evento segue para o Restaurante Carpe Diem (104 Sul). Por lá, o livro será lançado às 19h. O lançamento é uma
pogramação livre para todos os públicos

Visita
; Recebemos a visita de Teikichi Kikuchi, velho amigo de Ari Cunha que entre lágrimas e risos, nos contou as aventuras nos bons tempos de Brasília.

História de Brasília

A Caixa Econômica de Brasília está desenvolvendo todo o esforço possível, para aprontar o protocolo de financiamento de residências e casas comerciais da Asa Norte, para os comerciantes que se mudaram da Cidade Livre. (Publicado em 28/11/1961)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação