Opinião

>> Sr. Redator

Cartas ao Sr. Redator devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato. E-mail: sredat.df@dabr.com.br

postado em 20/09/2019 04:13
Tributos

A simples alusão à possibilidade de volta da CPMF derrubou o secretário da receita federal. Criada em 1997 por FHC, a CPMF foi mantida por Lula, mas extinta em 2007 por decisão do Senado Federal. Durante sua vigência, sofreu duro e intenso combate das classes empresariais, não apenas porque provocaria a elevação da carga tributária, mas principalmente em razão do seu sistema de cobrança automática, que não permite sonegação e ainda facilita identificar a movimentação financeira do contribuinte, o que poderia revelar eventuais fraudes, especialmente lavagem de dinheiro e caixa 2. Em consequência, foi extinta pelas suas qualidades e não pelos seus defeitos. Neste momento em que se cogita a reforma tributária, abre-se a oportunidade de reavaliar a conveniência da criação de um imposto sobre movimentação financeira, em substituição a outros tributos. O novo imposto poderia substituir um ou mais impostos federais e estaduais, como o IPI, o IOF e até mesmo, o ICMS, sendo que, em relação a este último, seria em parceria entre União e estados. Além de não poder ser sonegado, reduz muito os custos da arrecadação do Fisco e as despesas de administração financeira das empresas. É importante que não se perca essa oportunidade para debater a conveniência da adoção do imposto sobre movimentação financeira, sem preconceito ou sectarismo.
; Cid Lopes,
Lago Sul


Falsos gênios

Estamos numa época em que se misturam por meio das redes sociais toda e qualquer opinião, desde discursos de políticos, seja de direita, seja de esquerda, até colunas personalizadas de alguns charlatões de plantão. Usam as mesmas fórmulas contextuais com mínimas diferenças, cujo percurso nenhum homem ocupado e atarefado com sua labuta diária, tem tempo para ouvir ou sequer seguir. Estamos vivenciando um tempo em que os meios de comunicação são constantemente procurados e, às vezes, até incomodados, por gente que acha que é uma sumidade, um gênio. É muito difícil ajuizar o valor de um homem, ou de uma proposta. Os profissionais dos meios de comunicação, bem como o cidadão, têm que se deixar guiar pelo ouvido para poder perceber se os rumores, os sussurros das propostas são suficientemente fortes para poderem ser admitidos como voz da cidade/estado. Lamentavelmente, nos deparamos diariamente nas redes sociais com esses supostos gênios geradores de falsos pontos de vista e conceitos. Em sua maioria, não passam da condição de um reles e ordinário divulgador de textos e matérias fúteis da crítica política, esportiva, policial ou literária. O mundo dos que escrevem, que usam as redes sociais, está cheio de grandes palavras e conceitos que perderam a substância da verdade, da transparência e da moralidade. Por isso, a sociedade está sempre à procura de um cidadão que possa, com capacidade, capitanear nosso torrão verde-amarelo!
; Renato Mendes Prestes,
Águas Claras


Gente

Tristeza e esperança. Vi as cenas do resgaste dos pacientes do hospital carioca e senti um misto de sentimentos aparentemente antagônicos. Gente subindo e descendo escadas em meio à fumaça para salvar gente que sequer conhecia. Gente tirando forças sabe-se lá de onde para salvar gente que nunca tinha visto em vida. Gente se doando para ajudar no que podia, mesmo sem ter tido o menor treinamento para prestar primeiros socorros. Gente que vinha de várias regiões do Rio de Janeiro, trazendo água, remédios, colchões, solidariedade, alma. Heróis anônimos, sem crachás partidários, recompensados com abraços e palavras de carinho. Gente que, numa era em que a brutalidade e a intolerância parecem não ter fim, nos mostra o caminho para nos salvar do fogo da nossa própria grosseria, dessa vontade de espalhar como fumaça o ódio como se fosse uma virtude.
; Francicarlos Diniz,
Asa Norte


União

Acompanhamos, via virtual, a passagem do aniversário (17/09) dos 166 anos de nossa querida cidade União (PI). Vimos que os artistas, intelectuais, entidades públicas e privadas, populares, ilustres filhos da Terra, fizeram homenagens das mais variadas, seja na música, nas artes plásticas, em documentários, com inspirações em poemas, seja em manifestações telúricas diversas nas redes sociais; e, assim, ecoaram também os apreços e os sentimentos de gratidão dos filhos que moram em outros estados da Federação. União localiza-se no meio norte do Piauí, às margens do Rio Parnaíba, que alimenta de forma perene nosso importante lençol freático, proporcionando ; há séculos ; oportunidades de crescimento em projetos nas áreas de nossa economia primária, secundária e terciária. É a cidade filha do Equador, tem vários pontos turísticos, boa gastronomia, balneários públicos e privados, como Barragem Felinto Rego, Apache Clube, e outros balneários, cachoeiras, bares e resturantes. União é nosso torrão.
; Antônio Carlos Sampaio Machado,
Águas Claras

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação