Opinião

Sr. Redator

Cartas ao Sr. Redator devem ter no máximo 10 linhas e incluir nome e endereço completo, fotocópia de identidade e telefone para contato

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/09/2019 04:14

Poesia


A poesia pode ser uma menina, moça ou sábia mulher madura; a poesia é algo que nasce, dignifica presença, mostra outra face da vida(...). É marca que chega e dura! A poesia é assim o riacho, a lagoa, aquele rio ou o mar, que abrigam os seres sem nada cobrar! Poesia nem sempre nasce para agradar quem esteja ansioso; ela vem na mensagem, nas entrelinhas ou até no bojo! Quem acha que pode brincar com poesia deverá assistir a aulas na sala em ventos da maresia... A poesia pode vir da cidade, do ar, águas, campo ou do jardim. Ela transcende à vitalidade do ;simples assim;! Poesia pode ser um singelo fosso entre terra e ar; entre o céu e o desaguar... Com significado e significante, a poesia vai buscando suas variantes... Sem atropelos aos sons, paladares, cores e aromas vibrantes! Obedecendo ou não uma forma fixa pré-ditada, a poesia vai falando, desenhando, arquitetando, escrevendo, cantando nessa ou naquela parada. Ela à composição anuncia, nasce e se forma assim ; logo, nem sempre ao mistério desanuvia!

; Antônio C. Sampaio Machado, Águas Claras


Pequizeiro


Viraram tradição as belas páginas e os concursos realizados pelo Correio no período de floração dos ipês, que torna a cidade mais linda e agradável. Estamos na época de os pequizeiros mostrarem a sua beleza. Trata-se de uma flor lindíssima e, assim como os ipês, dão um toque todo especial à nossa Brasília. O chão ao redor dos pequizeiros fica também colorido à medida que parte das flores caem para exibir os frutos. Aliás, esse fruto pode ser colhido por todos os que moram no Distrito Federal e amam degustar essa iguaria do cerrado que é parte do cardápio tanto dos que nasceram no Centro-Oeste quanto nas várias cidades do Nordeste. Até pouco tempo, o pequizeiro era uma espécie protegida por lei ; cortar a árvore implicava sanções legais por infração à legislação ambiental. Agora, afrouxaram a regra e, por isso mesmo, ele merece ser exaltado e sua importância ressaltada, pois todas as espécies desse bioma são muito importantes, mas o pequizeiro é icônico, bem como a sucupira que também está florescendo nesta época do ano.

; Maria Guadalupe Aroeira, Lago Norte


Sabedoria

Em 29 de junho de 2015, no caderno Opinião, o eminente juiz do Trabalho Oswaldo Florêncio Nem Júnior, em seu escrito, citou o filósofo chinês Lau Tsé que, no século 7 a.C., disse o seguinte: ;Quanto maior o número de leis, maior o número de ladrões;. Sete séculos mais tarde, o historiador romano Públio C. Tácito dizia que ;o mais corrupto dos Estados tem o maior número de leis;. E o doutor juiz sugeriu: ;Guardemos essa ideia;. Que gente sábia! Segundo a internet, o Brasil é o país que tem mais leis editadas, são 181mil. O que foi dito há 2.719 anos se encaixa 100% na situação que vivemos no Brasil. Escolas caindo aos pedaços, insegurança geral, pessoas morrendo nos hospitais públicos por falta de verba, gente passando fome, e o Supremo Tribunal Federal (STF) colocando nas ruas larápios do dinheiro público. Onde iremos parar? Em 1665, o padre Antônio Vieira fez a comparação entre o ladrão poderoso e o ladrão pobre, tendo dito: o pobre furta debaixo do seu risco, os poderosos sem temor, nem perigo; os outros furtam e são enforcados, estes furtam e enforcam.

; Anísio Teodoro, Asa Norte


Retaliação


Este país está para pegar fogo. Não dá para entender como o presidente do Senado e do Congresso, David Alcolumbre, simplesmente se irrita por causa de uma decisão do ministro Barroso de autorizar a Polícia Federal fazer buscas no gabinete e na casa do senador Fernando Bezerra e faz de tudo para não aprovar o projeto de lei de combate ao crime. Parecendo menino do buchão, fez com que os congressistas votassem contra crimes e a Lava-Jato. Torço para que a moda não pegue, até porque, todos sabemos, que tem mais de 200 parlamentares envolvidos na Lava-Jato. Já imaginou se todas as vezes que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar buscas nos locais onde vivem e trabalham esses enganadores do povo? Calminha, senhor presidente do Senado. Trabalhe contra a corrupção. Não aja por impulso. Esse ex-ministro recebeu com seu filho, segundo a mídia, R$ 5 milhões. Temos de passar este país a limpo.

; José Monte Aragão, Sobradinho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação