Opinião

>> Sr. Redator

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 07/10/2019 04:13
Irmã Dulce

No próximo 13 de outubro, o papa Francisco canoniza a religiosa baiana Irmã Dulce ; dessas que não nascem mais, em cerimônia no Vaticano. Ela teve reconhecidos dois milagres ; teria estancado uma violenta hemorragia de uma dona de casa sergipana e curado instantaneamente a cegueira de um homem de 50 anos. Irmã Dulce é ;ideal de igreja;. A freira, que dedicou sua vida a milhares de pobres na Bahia, deve se tornar a primeira santa brasileira, reconhecimento de que sua história é o maior exemplo de humanidade. Irmã Dulce é síntese de generosidade, solidariedade, amor e compaixão. Sua ação consegue ultrapassar os limites da sua existência terrena, pois se eterniza em cada um que mantém vivo seu legado de amor ao próximo. Não há como não se emocionar com a história do ;Anjo Bom da Bahia;. Dulce dos Pobres é o exemplo maior de amor que a Bahia teve! A fragilidade de Irmã Dulce era apenas aparente. A miudinha freira, raro modelo de bondade e amor, foi arquiteta de uma das mais notáveis obras sociais do Brasil. Hoje, Irmã Dulce é beata. Na memória do povo baiano, é santa. Não que não tivesse erros, mas o que são erros diante de sua obra? Quantas vidas tiveram outro porvir por serem por ela cuidadas? ;Dulce; vem do latim dulcis, que significa ;doce;. Nome feliz para a Irmã Dulce. Nome feliz para a freira que soube viver a plenitude do Evangelho, cumprindo, no dia a dia, o maior de todos os mandamentos, segundo o cristianismo: amar a Deus e amar ao próximo. Que a vida dessa mulher, de frágil saúde e forte de determinação, nos encoraje a fazer o bem. Sem concessões. A beata levará o nome santo de Santa Dulce dos Pobres.
; José Ribamar Pinheiro Filho,
Asa Norte


Nova cidade


Ibaneis aprova nova cidade que abrigará 118 mil habitantes, ao custo inicial de RS 4 bilhões. Isso é um acinte, um tapa na cara dos moradores de Sobradinho e proximidades, mas que toda Brasília deveria se preocupar Pois veja: justamente quando a Caesb dá conta do risco de racionamento de água em nossa região e mais além, o governador aprova o plano de tal empreendimento que vem tirando o sono de muitos dos que aqui residem. A cidade Urbitá. Há mais de uma década, o movimento SOSRibeirão, criado para pedir a revitalização do Ribeirão Sobradinho, em estado lastimável de degradação e poluição, tem implorado para que algo seja feito, bem como da questão da água de modo geral e tudo que diz respeito ao meio ambiente. E, apesar de todas as tentativas, jamais logrou qualquer tipo de êxito, tendo em vista a sempre indiferença das chamadas autoridades responsáveis. Tal medida só pode acontecer em um país onde governos e empresários jamais tiveram o menor apreço e respeito pelo povo, onde quadrilhas e quadrilheiros se revezam solertemente no poder visando apenas enriquecer o mais rápido possível, usando, para tanto, todo tipo de falcatrua e deixando a população à própria sorte.
Promessas e planos mirabolantes, como medidas de compensação, são sempre anunciados, com pompa e circunstância. Só que nós, os moradores, sabemos que tudo não passa de promessas vãs, pura balela, enganação. Aqui mesmo na região de Sobradinho, temos um triste exemplo. Determinado condomínio, para ser implantado, só faltou prometer o paraíso na terra e, hoje, o que se avizinha é a destruição pura e simples das nascentes do mesmo Ribeirão Sobradinho. Apelar a quem? Fica a pergunta.
; Tarcísio Pádua,
Sobradinho


Sérgio Moro


Tenho acompanhado as reações de ministros do Supremo. Um deles, Gilmar Mendes, que foi criticado por ser um ministro que solta bandidos a torto e a direito, tem, nos últimos dias, exposta sua ira contra o procurador Delton Dallagnol e o ex-juiz Sérgio Moro. Por que tanta raiva? Nós, brasileiros do bem, que torcemos por um Brasil melhor, queremos um STF representativo. Queremos uma Corte onde parte de seus membros deixem o orgulho de lado. Dizer que não quer Moro na Suprema Corte é falar ao vento porque quem o indicará, com apoio do povo, será Jair Bolsonaro. Moro, senhor ministro, é ídolo, é o melhor juiz que este país teve. Moro, hoje, tem uma popularidade inconteste. É ilibado. Portanto, particularmente, torço para que Moro seja empossado no STF em 2020 até mesmo para confrontar argumentos raivosos de que ele não ;pode ter assento na minha cadeira;, como dissera outro ministro. A cadeira do STF pertence ao povo por meio do Senado Federal.
; José Monte Aragão,
Sobradinho


Desejo


Meu desejo é que a Michelle Obama seja indicada para as eleições americanas como candidata a vice-presidente na chapa do Partido Democrata. Se isso acontecer, os Democratas ganharão facilmente as eleições. No mundo, haverá mais paz, pois o atual presidente gosta de guerra e foi eleito com apoio das indústrias de armas.
; Jair Gonçalves,
Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação